Publication
Uso da Narração Multimodal na análise do conhecimento didático em estatística de professoras estagiárias
dc.contributor.advisor | Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- | |
dc.contributor.advisor | Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981- | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Carolina de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2023-10-23T13:27:34Z | |
dc.date.available | 2023-10-23T13:27:34Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final foi elaborado tendo por base os estágios realizados no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico. Este documento está estruturado em três capítulos: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na Introdução é abordada a importância da realização de estágios de natureza profissional, na formação inicial de educadores e professores. São abordados os conceitos de supervisão pedagógica e de reflexão e é feito um enquadramento dos estágios curriculares realizados. Desta forma, são apresentados os contextos em que estes ocorreram, nomeadamente: Creche, Educação Pré-Escolar e 1.° Ciclo do Ensino Básico. No segundo capítulo, referente à Componente Investigativa, apresenta-se o estudo desenvolvido durante o estágio no 1.° Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa II, que teve como intuito responder à questão de investigação: Que Conhecimento Didático em Estatística mobilizaram as professoras estagiárias no âmbito da promoção da Literacia Estatística?. O estudo teve por base a formulação de questões estatísticas num contexto real e familiar aos alunos e envolveu recolha, organização, representação e análise dos dados, com a intenção de desenvolver nos alunos aprendizagens significativas e promover a Literacia Estatística. A intervenção das professoras estagiárias foi descrita através da construção de uma Narração Multimodal, tendo sido realizada uma investigação qualitativa, de índole interpretativa e design de estudo de caso sobre o Conhecimento Didático em Estatística das professoras estagiárias. Os resultados do estudo revelaram que as professoras estagiárias possuem um Conhecimento Didático em Estatística que lhes permite promover a Literacia Estatística. Por último, na Componente Reflexiva, é feita uma reflexão crítica sobre cada um dos estágios realizados, acima mencionados, onde se destacam as aprendizagens e competências adquiridas pela educadora/professora estagiária (e, igualmente, investigadora no presente estudo), que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional, no decorrer do seu processo de formação inicial. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203371372 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47412 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento Didático em Estatística | pt_PT |
dc.subject | Literacia Estatística | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Representações Estatísticas | pt_PT |
dc.subject | Narração Multimodal | pt_PT |
dc.title | Uso da Narração Multimodal na análise do conhecimento didático em estatística de professoras estagiárias | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |