Repository logo
 
Publication

Uso da Narração Multimodal na análise do conhecimento didático em estatística de professoras estagiárias

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.advisorCruz, Catarina Maria Neto da, 1981-
dc.contributor.authorRodrigues, Carolina de Sousa
dc.date.accessioned2023-10-23T13:27:34Z
dc.date.available2023-10-23T13:27:34Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO presente Relatório Final foi elaborado tendo por base os estágios realizados no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico. Este documento está estruturado em três capítulos: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na Introdução é abordada a importância da realização de estágios de natureza profissional, na formação inicial de educadores e professores. São abordados os conceitos de supervisão pedagógica e de reflexão e é feito um enquadramento dos estágios curriculares realizados. Desta forma, são apresentados os contextos em que estes ocorreram, nomeadamente: Creche, Educação Pré-Escolar e 1.° Ciclo do Ensino Básico. No segundo capítulo, referente à Componente Investigativa, apresenta-se o estudo desenvolvido durante o estágio no 1.° Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa II, que teve como intuito responder à questão de investigação: Que Conhecimento Didático em Estatística mobilizaram as professoras estagiárias no âmbito da promoção da Literacia Estatística?. O estudo teve por base a formulação de questões estatísticas num contexto real e familiar aos alunos e envolveu recolha, organização, representação e análise dos dados, com a intenção de desenvolver nos alunos aprendizagens significativas e promover a Literacia Estatística. A intervenção das professoras estagiárias foi descrita através da construção de uma Narração Multimodal, tendo sido realizada uma investigação qualitativa, de índole interpretativa e design de estudo de caso sobre o Conhecimento Didático em Estatística das professoras estagiárias. Os resultados do estudo revelaram que as professoras estagiárias possuem um Conhecimento Didático em Estatística que lhes permite promover a Literacia Estatística. Por último, na Componente Reflexiva, é feita uma reflexão crítica sobre cada um dos estágios realizados, acima mencionados, onde se destacam as aprendizagens e competências adquiridas pela educadora/professora estagiária (e, igualmente, investigadora no presente estudo), que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional, no decorrer do seu processo de formação inicial.pt_PT
dc.identifier.tid203371372pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47412
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConhecimento Didático em Estatísticapt_PT
dc.subjectLiteracia Estatísticapt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.subjectRepresentações Estatísticaspt_PT
dc.subjectNarração Multimodalpt_PT
dc.titleUso da Narração Multimodal na análise do conhecimento didático em estatística de professoras estagiáriaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CAROLINA_RODRIGUES.pdf
Size:
2.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: