Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Uso da Narração Multimodal na análise do conhecimento didático em estatística de professoras estagiárias

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CAROLINA_RODRIGUES.pdf2.58 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final foi elaborado tendo por base os estágios realizados no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico. Este documento está estruturado em três capítulos: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na Introdução é abordada a importância da realização de estágios de natureza profissional, na formação inicial de educadores e professores. São abordados os conceitos de supervisão pedagógica e de reflexão e é feito um enquadramento dos estágios curriculares realizados. Desta forma, são apresentados os contextos em que estes ocorreram, nomeadamente: Creche, Educação Pré-Escolar e 1.° Ciclo do Ensino Básico. No segundo capítulo, referente à Componente Investigativa, apresenta-se o estudo desenvolvido durante o estágio no 1.° Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa II, que teve como intuito responder à questão de investigação: Que Conhecimento Didático em Estatística mobilizaram as professoras estagiárias no âmbito da promoção da Literacia Estatística?. O estudo teve por base a formulação de questões estatísticas num contexto real e familiar aos alunos e envolveu recolha, organização, representação e análise dos dados, com a intenção de desenvolver nos alunos aprendizagens significativas e promover a Literacia Estatística. A intervenção das professoras estagiárias foi descrita através da construção de uma Narração Multimodal, tendo sido realizada uma investigação qualitativa, de índole interpretativa e design de estudo de caso sobre o Conhecimento Didático em Estatística das professoras estagiárias. Os resultados do estudo revelaram que as professoras estagiárias possuem um Conhecimento Didático em Estatística que lhes permite promover a Literacia Estatística. Por último, na Componente Reflexiva, é feita uma reflexão crítica sobre cada um dos estágios realizados, acima mencionados, onde se destacam as aprendizagens e competências adquiridas pela educadora/professora estagiária (e, igualmente, investigadora no presente estudo), que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional, no decorrer do seu processo de formação inicial.

Description

Keywords

Conhecimento Didático em Estatística Literacia Estatística Ensino Básico 1º Ciclo Representações Estatísticas Narração Multimodal

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue