Repository logo
 
Publication

Ambientes de trabalho saudáveis e processo ensino-aprendizagem em enfermagem :

dc.contributor.authorCavalcanti De Farias Brehmer, Laura
dc.contributor.authorSouza Manoel, Mayara
dc.contributor.authorCANEVER, BRUNA PEDROSO
dc.contributor.authorRamos, FRS
dc.contributor.authorManfrini, Gisele Cristina
dc.contributor.authorPerazzoli De Souza, Alesandra
dc.date.accessioned2024-03-15T12:28:14Z
dc.date.available2024-03-15T12:28:14Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEnquadramento: o conceito de Ambientes de Trabalho Saudáveis, insere-se no contexto da formação profissional em enfermagem como referencial para a promoção da saúde dos sujeitos deste processo. Objetivo: identificar como docentes e estudantes de cursos de graduação em Enfermagem percebem os “Ambientes de Trabalho Saudáveis” no processo ensino-aprendizagem. Método: Estudo do tipo scoping review com busca realizada nas bases PubMed/MEDLINE, EMBASE, Scopus, Web of Science, CINAHL, LILACS e BDENF considerando estudos independentemente do tipo, idioma e ano de publicação. A questão norteadora foi orientada pela estratégia mnemônica: População, Conceito, Contexto. Os dados passaram por análise descritiva, bibliométrica e exploratória. Resultados: foram identificadas 386 referências, 83 foram selecionadas para serem lidas na íntegra, das quais 56 fizeram parte da amostra final. Assim, foram elaboradas duas categorias: “Ambientes de Trabalho Saudável: espaços do ensino e dos serviços de saúde” e “Estratégias de promoção de Ambiente Saudável”. Conclusão: os conceitos em análise evidenciam experiências de estudantes em ambientes das instituições de ensino e dos serviços de saúde. Acerca das práticas dos docentes emergiram as condições de trabalho em âmbitos de infraestrutura, subjetividades e organização institucional e políticas do trabalho.pt_PT
dc.description.abstractBackgroundThe concept of Healthy Work Environments is part of the context of professional training in nursing as a reference for promoting the health of the subjects of this process.Objective:To identify how professors and students of undergraduate courses in Nursing perceive the “Healthy Work Environments” in the teaching-learning process.MethodScoping review performed in PubMed/MEDLINE, EMBASE, Scopus, Web of Science, CINAHL, LILACS and BDENF, considering studies regardless of type, language and year of publication. The guiding question was guided by the mnemonic strategy: Population, Concept, Context. The data underwent descriptive, bibliometric and exploratory analysis.Results386 references were identified, 83 were selected to be read in full, of which 56 were part of the final sample. Thus, two categories were created: “Healthy Work Environments: spaces for teaching and health services” and “Strategies for promoting a Healthy Environment”.ConclusionThe concepts under analysis show the experiences of students in environments of educatio-nal institutions and health services. Regarding the teachers’ practices, working conditions emerged in areas of infrastructure, subjectivities and institutional organization and work policiespt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBrehmer, L.C.F., Manoel, M.S., Canever, B.P., Ramos, F.R.S., Manfrini, G.C., & Souza, A.P. (2022). Ambientes de trabalho saudáveis e processo ensino-aprendizagem em enfermagem: scoping review. Pensar Enfermagem, 26(1), 14–22. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v26i1.204pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.56732/pensarenf.v26i1.204pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50298
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherESELpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/204pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_PT
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_PT
dc.subjectCondições de trabalhopt_PT
dc.subjectEducação em enfermagempt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectRevisãopt_PT
dc.titleAmbientes de trabalho saudáveis e processo ensino-aprendizagem em enfermagem :pt_PT
dc.title.alternativescoping reviewpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage22pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage14pt_PT
oaire.citation.titlePensar Enfermagempt_PT
oaire.citation.volume26pt_PT
person.familyNameCavalcanti de Farias Brehmer
person.familyNameSouza Manoel
person.familyNamePEDROSO CANEVER
person.familyNameRamos
person.familyNameManfrini
person.familyNamePerazzoli de Souza
person.givenNameLaura
person.givenNameMayara
person.givenNameBRUNA
person.givenNameFlavia Regina Souza
person.givenNameGisele Cristina
person.givenNameAlesandra
person.identifier.orcid0000-0001-9965-8811
person.identifier.orcid0000-0002-7241-9383
person.identifier.orcid0000-0002-3484-0740
person.identifier.orcid0000-0002-0077-2292
person.identifier.orcid0000-0003-0445-1610
person.identifier.orcid0000-0001-6115-1388
person.identifier.scopus-author-id36681994200
person.identifier.scopus-author-id7102339706
person.identifier.scopus-author-id35107074600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione77af18a-2910-448f-8f04-ebdeb2834f33
relation.isAuthorOfPublication2721a6ab-7b1c-47be-96d1-0f72edad409f
relation.isAuthorOfPublication24f01fae-2474-4275-97c4-1586e3dac41a
relation.isAuthorOfPublication38f00a04-cdf8-40fc-96a9-c51eb6d5fdbf
relation.isAuthorOfPublicationf956f194-6f60-4821-98c5-5367a31d0277
relation.isAuthorOfPublication814b22a2-e77d-4c6d-89a1-3fe7ce5ee2ef
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye77af18a-2910-448f-8f04-ebdeb2834f33

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PE_artigo+ID204_PT_vfinal.pdf
Size:
741.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: