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Ambientes de trabalho saudáveis e processo ensino-aprendizagem em enfermagem :

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Enquadramento: o conceito de Ambientes de Trabalho Saudáveis, insere-se no contexto da formação profissional em enfermagem como referencial para a promoção da saúde dos sujeitos deste processo. Objetivo: identificar como docentes e estudantes de cursos de graduação em Enfermagem percebem os “Ambientes de Trabalho Saudáveis” no processo ensino-aprendizagem. Método: Estudo do tipo scoping review com busca realizada nas bases PubMed/MEDLINE, EMBASE, Scopus, Web of Science, CINAHL, LILACS e BDENF considerando estudos independentemente do tipo, idioma e ano de publicação. A questão norteadora foi orientada pela estratégia mnemônica: População, Conceito, Contexto. Os dados passaram por análise descritiva, bibliométrica e exploratória. Resultados: foram identificadas 386 referências, 83 foram selecionadas para serem lidas na íntegra, das quais 56 fizeram parte da amostra final. Assim, foram elaboradas duas categorias: “Ambientes de Trabalho Saudável: espaços do ensino e dos serviços de saúde” e “Estratégias de promoção de Ambiente Saudável”. Conclusão: os conceitos em análise evidenciam experiências de estudantes em ambientes das instituições de ensino e dos serviços de saúde. Acerca das práticas dos docentes emergiram as condições de trabalho em âmbitos de infraestrutura, subjetividades e organização institucional e políticas do trabalho.
BackgroundThe concept of Healthy Work Environments is part of the context of professional training in nursing as a reference for promoting the health of the subjects of this process.Objective:To identify how professors and students of undergraduate courses in Nursing perceive the “Healthy Work Environments” in the teaching-learning process.MethodScoping review performed in PubMed/MEDLINE, EMBASE, Scopus, Web of Science, CINAHL, LILACS and BDENF, considering studies regardless of type, language and year of publication. The guiding question was guided by the mnemonic strategy: Population, Concept, Context. The data underwent descriptive, bibliometric and exploratory analysis.Results386 references were identified, 83 were selected to be read in full, of which 56 were part of the final sample. Thus, two categories were created: “Healthy Work Environments: spaces for teaching and health services” and “Strategies for promoting a Healthy Environment”.ConclusionThe concepts under analysis show the experiences of students in environments of educatio-nal institutions and health services. Regarding the teachers’ practices, working conditions emerged in areas of infrastructure, subjectivities and institutional organization and work policies

Description

Keywords

Ambiente de trabalho Saúde do trabalhador Condições de trabalho Educação em enfermagem Docentes Revisão

Citation

Brehmer, L.C.F., Manoel, M.S., Canever, B.P., Ramos, F.R.S., Manfrini, G.C., & Souza, A.P. (2022). Ambientes de trabalho saudáveis e processo ensino-aprendizagem em enfermagem: scoping review. Pensar Enfermagem, 26(1), 14–22. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v26i1.204

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