Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.25 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados investigativos que se deram em face de identificar as variáveis positivas e negativas do novo programa de atendimento ao aluno baseado na gestão por processos implantado por uma renomada Instituição de ensino superior privada localizada na cidade de São Luis do Maranhão – Brasil e analisar o funcionamento desse novo processo. O crescimento contínuo do número de IES no Brasil e as adequações às exigências do Ministério da Educação tem acarretado preocupação por parte das mesmas, uma vez que torna-se mais difícil manter-se competitiva no mercado de ensino superior, motivo pelo qual a alta direção da IESP investigada, buscou na gestão por processos uma forma de melhorar o tempo decorrido pelo processo acadêmico desde o momento que o aluno solicita até o resultado final almejando assim, a eficiência e a eficácia na execução de seus processos acadêmicos, buscando alcançar a excelência na qualidade de seus serviços e mantendo-se competitiva no mercado. Embasada em referenciais teóricos que tratam do tema em questão e dos resultados que deram-se através dos instrumentos de coleta de dados onde foram utilizados o questionário e a observação sistemática foram levantados dados pertinentes sobre o uso da gestão por processos em instituições de ensino superior e a otimização de seus processos acadêmicos.
Description
Keywords
ensino superior gestão