Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. Ouvir e criar histórias

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RELATÓRIO FINAL.pdf3.14 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Entende-se que a educação não deverá apenas transmitir conhecimentos pré-definidos, mas educar despertando nas crianças outras curiosidades e criando hábitos saudáveis entre eles, o interesse e gosto pela leitura. Numa perspetiva de desenvolver esta área, tendo em conta as característica das crianças, surgiu a motivação para despertar o gosto pela leitura ao longo do estágio realizado na valência de Pré-Escolar, bem como do estágio realizado ao nível do 1.º Ciclo. No primeiro, tendo em conta o Projeto Educativo da instituição onde foi possível intervir, numa sala de cinco anos, enveredou-se pela problemática das “curiosidades do dia-a-dia”, sendo estas introduzidas a partir da leitura de livros. No segundo estágio, realizado numa turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, definiu-se como problemática a consolidação dos diferentes “géneros de texto”. Neste sentido, podemos encontrar no presente relatório todas as etapas realizadas nestes estágios. Desde a forma da planificação e intervenção aplicadas nos diferentes contextos, à prática desenvolvida. Assim, serão apresentados alguns exemplos concretos do trabalho realizado e os resultados obtidos que se traduziram na evolução das aprendizagens, bem como do crescimento individual de cada um dos intervenientes da ação, não sendo referidas apenas as crianças, mas também a educadora/professora estagiária.
It is understood that the education should not only transmit pre-defined knowledge but stimulate other curiosities in children and create healthy habits, such as the interest in reading. To develop this area, and taking in account the characteristics of the children, the motivation to awake the pleasure of reading appeared during the internships carried out in the preschool and elementary school contexts. At the kindergarten internship, and taking into account the PEI (individual educational program) of the institution where it was possible to intervene, a classroom of children aged 5 years, the issue chosen was the "daily curiosities", which were introduced by reading books. In the second internship, performed in a 2nd year classroom of the elementary school, the theme defined was the consolidation of different “styles of text”. In this report we describe all the activities implemented from the interpretation and intervention applied in the different contexts to the practice developed, with some examples of the work done and the respective results translated not only in the learning progress of each child, , but also that of the educator /trainee teacher.

Description

Keywords

Educação Criança Leitura Histórias Géneros Literários Education Child Reading Literary Styles

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue