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A alimentação saudável em idade escolar: saber comer para melhor crescer
dc.contributor.advisor | Bacatum, Claudia | |
dc.contributor.author | Araújo, Ana Rita Figueira de | |
dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:43:28Z | |
dc.date.available | 2016-11-25T09:43:28Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Mestrado, Enfermagem Comunitária, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
dc.description.abstract | A alimentação saudável constitui um fator fundamental para o desenvolvimento integral e harmonioso de todos os indivíduos e, em particular, das crianças. Os hábitos alimentares são adquiridos sobretudo na infância e tendem a manter-se durante a vida. A função da família é inultrapassável, mas a escola pode e deve dar um contributo significativo, transmitindo conceitos científicos e detetando erros que velhos ou novos hábitos vão integrando regularmente na vida familiar e coletiva. A enfermagem comunitária, focada na comunidade, encontra-se especialmente habilitada para capacitar as crianças e suas famílias, através da promoção da saúde, aumentando a resiliência e os fatores protetores. Este projeto teve como objetivo geral promover a capacitação das crianças e suas famílias para a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Foi realizado numa escola básica de Odivelas, com uma amostra de 60 crianças e respetivas famílias. As crianças tinham idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos e frequentavam o 4º ano do 1º ciclo. Como metodologia, seguiu-se o Planeamento em Saúde, de acordo com Tavares, Imperatori e Giraldes, e, como referencial teórico, o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. No diagnóstico de situação, recorreu-se a uma abordagem quantitativa, com aplicação de duas técnicas de colheita de dados, o questionário Espiga e a grelha de observação dos lanches intercalares. Nos resultados foram identificadas as caraterísticas e experiências individuais que determinam os hábitos alimentares destas crianças. A educação para a saúde foi a estratégia utilizada para promover o processo de capacitação na autoeficácia percebida, otimizando os recursos interpessoais e situacionais. Conclui-se que a implementação deste projeto foi uma forma eficaz de aumentar os conhecimentos e iniciar o processo de mudança em relação a hábitos alimentares saudáveis. A sua realização contribuiu para o reconhecimento da importância da promoção da saúde e da capacitação das crianças e famílias na adoção de comportamentos promotores de saúde. Paralelamente propiciou, também, o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem comunitária. | |
dc.format | application/pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/15654 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | [s.n.] | |
dc.subject | Enfermagem em saúde comunitária | |
dc.subject | Educação alimentar e nutricional | |
dc.subject | Crianças em idade escolar | |
dc.subject | Educação em saúde | |
dc.subject | Promoção da saúde | |
dc.subject | Hábitos alimentares | |
dc.subject | Serviços de saúde escolar | |
dc.title | A alimentação saudável em idade escolar: saber comer para melhor crescer | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | masterThesis |
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