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A alimentação saudável em idade escolar: saber comer para melhor crescer

dc.contributor.advisorBacatum, Claudia
dc.contributor.authorAraújo, Ana Rita Figueira de
dc.date.accessioned2016-11-25T09:43:28Z
dc.date.available2016-11-25T09:43:28Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionMestrado, Enfermagem Comunitária, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.description.abstractA alimentação saudável constitui um fator fundamental para o desenvolvimento integral e harmonioso de todos os indivíduos e, em particular, das crianças. Os hábitos alimentares são adquiridos sobretudo na infância e tendem a manter-se durante a vida. A função da família é inultrapassável, mas a escola pode e deve dar um contributo significativo, transmitindo conceitos científicos e detetando erros que velhos ou novos hábitos vão integrando regularmente na vida familiar e coletiva. A enfermagem comunitária, focada na comunidade, encontra-se especialmente habilitada para capacitar as crianças e suas famílias, através da promoção da saúde, aumentando a resiliência e os fatores protetores. Este projeto teve como objetivo geral promover a capacitação das crianças e suas famílias para a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Foi realizado numa escola básica de Odivelas, com uma amostra de 60 crianças e respetivas famílias. As crianças tinham idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos e frequentavam o 4º ano do 1º ciclo. Como metodologia, seguiu-se o Planeamento em Saúde, de acordo com Tavares, Imperatori e Giraldes, e, como referencial teórico, o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. No diagnóstico de situação, recorreu-se a uma abordagem quantitativa, com aplicação de duas técnicas de colheita de dados, o questionário Espiga e a grelha de observação dos lanches intercalares. Nos resultados foram identificadas as caraterísticas e experiências individuais que determinam os hábitos alimentares destas crianças. A educação para a saúde foi a estratégia utilizada para promover o processo de capacitação na autoeficácia percebida, otimizando os recursos interpessoais e situacionais. Conclui-se que a implementação deste projeto foi uma forma eficaz de aumentar os conhecimentos e iniciar o processo de mudança em relação a hábitos alimentares saudáveis. A sua realização contribuiu para o reconhecimento da importância da promoção da saúde e da capacitação das crianças e famílias na adoção de comportamentos promotores de saúde. Paralelamente propiciou, também, o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem comunitária.
dc.formatapplication/pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/15654
dc.language.isopor
dc.publisher[s.n.]
dc.subjectEnfermagem em saúde comunitária
dc.subjectEducação alimentar e nutricional
dc.subjectCrianças em idade escolar
dc.subjectEducação em saúde
dc.subjectPromoção da saúde
dc.subjectHábitos alimentares
dc.subjectServiços de saúde escolar
dc.titleA alimentação saudável em idade escolar: saber comer para melhor crescer
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesis

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Relatório_Mestrado Comunitária_Ana_Rita.pdf
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