Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A área da casinha na creche e no jardim-de-infância

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este projeto de investigação tem como temática a área da casinha na sala de creche e jardim-de-infância. A investigação partiu das vivências experienciadas, em duas instituições distintas: creche e jardim-de-infância, onde estagiei no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar. Este estudo teve como finalidade compreender como dinamizar a área da casinha de forma a potencializar as brincadeiras de faz-de-conta, compreender e interpretar as conceções e as práticas desenvolvidas pelas educadoras cooperantes sobre esta área. Foi também uma forma de contribuir para a implementação de melhorias na área da casinha nas duas salas. Na realização desta investigação foi adotada a metodologia qualitativa e o paradigma interpretativo particularizando-se na abordagem da investigação-ação, por ser a metodologia que melhor se enquadra na área da educação. Neste estudo podemos inferir que a dinamização da área da casinha passa pela integração de materiais interessantes e desafiadores, adequados à faixa etária, e que promovam brincadeiras de faz-de-conta e pela organização do espaço. Também inferimos que as conceções das educadoras de infância sobre a organização da área da casinha são fundamentais para promover o brincar faz-de-conta.
This research project's has as thematic the area of the house in the nursery room and Kindergarten. The investigation started with the experienced experiences, in two different institutions nursery and kindergarten, where I interned within the Master in Pre-School Education. This study aimed to understand how dynamic area of the house in order to enhance the play make-believe, understand and interpret the conceptions and practices developed by cooperating teachers on this area. It was also a way to contribute to the implementation of improvements in the house area in the two rooms. In carrying out this research it was adopted a qualitative methodology and the interpretative paradigm individualising in the research-action approach, because it is the method that best fits in education. In this study we can infer that the dynamics of house area involves the integration of interesting and challenging materials, appropriate to the age group, and to promote the games of make-believe and the space organization. Also infer that the conceptions of kindergarten teachers on the organization of house area is vital to promote the play make-believe.

Description

Keywords

Educador de infância Área da casinha Espaços Materiais Brincar faz-de-conta Pré-school teacher The house area Spaces Materials Play make-believe Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue