Repository logo
 
Publication

Viver com dislexia: Estudo de um modelo empírico e da sua aplicabilidade

dc.contributor.authorPinto, Mónica Grasiela da Silva
dc.date.accessioned2016-04-21T12:04:37Z
dc.date.available2016-04-21T12:04:37Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO presente trabalho incide na problemática da Dislexia, uma das Dificuldades de Aprendizagem Específicas e a mais prevalente no meio escolar. Tem com objeto de estudo um indivíduo adulto, escolarizado, cujo diagnóstico de Dislexia lhe foi conferido apenas em idade adulta, não tendo beneficiado de quaisquer adequações avaliativas ou estratégias diferenciadas de acordo com a sua problemática ao longo do seu percurso escolar. O propósito deste estudo é, pois, analisar a sua perceção desta problemática, i.e. o seu conhecimento empírico e o seu discurso conceptual émico, bem como verificar de que forma a Dislexia influenciou o seu percurso escolar. Pretendemos ainda recolher as estratégias de reeducação que este utilizou para minimizar as suas dificuldades, comparando-as com os modelos de reeducação éticos já existentes, baseados num conhecimento científico extrínseco à problemática. Justifica-se este trabalho pelo interesse em poder obter novas estratégias ou formas de trabalhar a Dislexia, através dos contributos empíricos de um sujeito com esta problemática, dado que a maioria dos modelos de reeducação existentes parte de indivíduos que estudaram a disfunção sem o seu conhecimento intrínseco, sem a perceção da sua vivência. Crê-se que a contribuição deste sujeito será uma mais-valia para a criação de novos e mais eficazes modelos de reeducação dos indivíduos com Dislexia. A presente dissertação estrutura-se em duas partes: a Parte I, subordinada ao Enquadramento Teórico, e a Parte II, o Estudo de Caso, a análise da relação com a Dislexia do sujeito em estudo.pt_PT
dc.identifier.tid201198460
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13246
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectDislexiapt_PT
dc.subjectAdultopt_PT
dc.titleViver com dislexia: Estudo de um modelo empírico e da sua aplicabilidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educação João de Deus

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_Viver com Dislexia_MP.pdf
Size:
373.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: