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Authors
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Abstract(s)
O presente trabalho incide na problemática da Dislexia, uma das Dificuldades de
Aprendizagem Específicas e a mais prevalente no meio escolar. Tem com objeto de
estudo um indivíduo adulto, escolarizado, cujo diagnóstico de Dislexia lhe foi conferido
apenas em idade adulta, não tendo beneficiado de quaisquer adequações avaliativas ou
estratégias diferenciadas de acordo com a sua problemática ao longo do seu percurso
escolar.
O propósito deste estudo é, pois, analisar a sua perceção desta problemática, i.e. o
seu conhecimento empírico e o seu discurso conceptual émico, bem como verificar de
que forma a Dislexia influenciou o seu percurso escolar. Pretendemos ainda recolher as
estratégias de reeducação que este utilizou para minimizar as suas dificuldades,
comparando-as com os modelos de reeducação éticos já existentes, baseados num
conhecimento científico extrínseco à problemática.
Justifica-se este trabalho pelo interesse em poder obter novas estratégias ou
formas de trabalhar a Dislexia, através dos contributos empíricos de um sujeito com esta
problemática, dado que a maioria dos modelos de reeducação existentes parte de
indivíduos que estudaram a disfunção sem o seu conhecimento intrínseco, sem a
perceção da sua vivência. Crê-se que a contribuição deste sujeito será uma mais-valia
para a criação de novos e mais eficazes modelos de reeducação dos indivíduos com
Dislexia.
A presente dissertação estrutura-se em duas partes: a Parte I, subordinada ao
Enquadramento Teórico, e a Parte II, o Estudo de Caso, a análise da relação com a
Dislexia do sujeito em estudo.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Dislexia Adulto