Publication
Apropriação da escrita no pré-escolar: o português L2 através da língua gestual portuguesa
dc.contributor.advisor | Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975- | |
dc.contributor.author | Madeira, Ana Maria Pires | |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T11:08:54Z | |
dc.date.available | 2023-07-27T11:08:54Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Este relatório centra-se no estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa (LGP), com a finalidade de compreender a importância do ensino do português às crianças surdas enquanto segunda língua, através da Língua Gestual Portuguesa, desde o pré-escolar. Além disso, pretende suprimir as dificuldades existentes em termos do interesse na leitura e escrita e proporcionar um processo natural de aquisição e aprendizagens desde o pré-escolar, contendo teorias sobre a Língua Gestual Portuguesa e a criança surda, o bilinguismo, destacando e adaptando os pontos do Programa Curricular da Língua Gestual Portuguesa e o das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Foram recolhidos dados através de grelha de observação, partindo de materiais como cartões ilustrativos com gesto e sem gesto, aos dois alunos do pré-escolar e a cinco alunos do 1.º CEB, e por fim um questionário destinado exclusivamente aos alunos, pretendendo aferir se as crianças revelam interesse e facilidade na apropriação da escrita quando mediada pela LGP e por outros recursos didáticos significativos. Verificou-se que a maior parte dos alunos em estudo revelaram preferência em expressar-se em LGP salientando a importância na implementação de materiais ilustrativos em LGP acompanhados de gestos, imagens e palavras de forma a promover a exploração de letras e palavras na Educação Pré-Escolar e para além disso, é fulcral a presença e acompanhamento do professor de LGP como modelo linguístico na sala de aula. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203333926 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/45760 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Bilingue | pt_PT |
dc.subject | Língua Gestual Portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Português L2 | pt_PT |
dc.title | Apropriação da escrita no pré-escolar: o português L2 através da língua gestual portuguesa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Lingua Gestual Portuguesa | pt_PT |