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Advisor(s)
Abstract(s)
A presente investigação corresponde ao resultado de uma pesquisa realizada no âmbito
de obtenção do grau de Mestrado em Estratégia de Investimento e internacionalização e
cujo propósito foi o de analisar de que forma as Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC) podem ser consideradas como um fator preponderante na educação,
formação e inclusão social para o incremento do capital humano em Moçambique.
Para o efeito, optou-se por uma abordagem qualitativa, baseada num estudo relativo aos
CPRDs, através das entrevistas semi-estruturadas dirigidas aos formandos e formadores,
para além da análise documental, nomeadamente pesquisa bibliográfica em livros,
artigos científicos, dissertações e teses, entre outros. Os dados foram analisados com
base na análise de conteúdo das entrevistas e das informações obtidas de forma a
permitir uma melhor compreensão do leitor.
Este trabalho não pretende, de maneira alguma, esgotar todos assuntos relacionados
com as TIC no setor da educação e formação e muito menos estudar o seu impato.
Assim sendo, pretendemos que este seja mais um contributo para a reflexão e discussão
das TIC em Moçambique.
As principais conclusões, demonstram que as TIC contribuem na educação, formação e
inclusão social para o incremento do capital humano através da oferta de novas
oportunidades, obtenção de conhecimentos e saberes, com repercussões ao nível do
desempenho individual e organizacional.
Description
Keywords
Educação formação Inclusão Social TIC Moçambique