Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A solução Somos Nós: um projeto de educação para a sustentabilidade ambiental no 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
INES_AZEVEDO.pdf1.39 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final, intitulado “A solução Somos Nós: um projeto de educação para a sustentabilidade ambiental no 1º Ciclo do Ensino Básico”, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto “A solução somos Nós!” que pretendeu compreender “Qual o contributo da metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento de competências para a sustentabilidade ambiental?” por crianças de uma turma do 3.º ano. O projeto foi desenvolvido em contexto de educação formal no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no período compreendido entre janeiro e junho de 2023. Reporta-se a um estudo, de natureza qualitativa e descritiva, que incidiu na aplicação da metodologia de trabalho de projeto. Com recurso à técnica de observação participante, usaram-se diversos instrumentos para a recolha de dados como o diário de bordo, produções das crianças, registo fotográfico e de vídeo, para além da informação recolhida nas fichas de auto e de heteroavaliação. A análise dos resultados permitiu reconhecer que a metodologia de trabalho de projeto promoveu o desenvolvimento de conhecimentos e de competências para a sustentabilidade ambiental, designadamente de trabalho colaborativo, de autoconhecimento, de pensamento crítico e de resolução de problemas. O envolvimento e a motivação das crianças no trabalho de projeto promoveu o reforço de valores e de competências de ação em prol da cidadania ambiental, tendo culminado na realização de uma ação de sensibilização no espaço exterior à escola pelas crianças para a comunidade.

Description

Keywords

Metodologia de Trabalho de Projeto Ensino Básico 1º Ciclo Educação para a Sustentabilidade Problemas Ambientais

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue