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Authors
Abstract(s)
Este estudo pretende descobrir e analisar os fatores mais valorizados no turismo rural,
tendo em conta os aspetos positivos e negativos inerentes à estadia em estabelecimentos
deste sector turístico. Apresenta-se uma análise de uma amostra com 14.976 comentários
obtidos da plataforma de reservas Booking.com sobre estadias em estabelecimentos de
turismo rural localizados em Portugal entre 2018 e 2021. Usando técnicas de mineração
de texto e modelação por tópicos com o objetivo de encontrar os fatores mais valorizados,
obtiveram-se nuvens de palavras que permitem uma análise rápida e intuitiva aos dados.
O algoritmo Latent Dirichlet Allocation permitiu extrair dez tópicos coerentes com as
nuvens de palavras. Os resultados apontam para que o pequeno-almoço, a simpatia do
pessoal, os anfitriões e o espaço exterior sejam os fatores mais relevantes para os hóspedes
quando falamos em aspetos positivos. Em termos de aspetos negativos, o pequenoalmoço, limpeza da casa de banho, dificuldades de acesso, rede e WiFi foram os mais
relevantes para o estudo. Concluiu-se também que os tópicos encontrados dizem, em
grande parte, respeito a fatores controláveis pelo proprietário do estabelecimento.
Foi também analisada a coerência, prevalência e relação entre tópicos para os fatores mais
valorizados positivamente pelos utilizadores. Estes resultados têm implicação para a
gestão das unidades de turismo rural pois identificam os fatores a ter em atenção pelos
responsáveis destas unidades.
Description
Keywords
Mineração de texto Análise de sentimento Modelação por tópicos Latent dirichlet allocation Booking.com Turismo rural