Repository logo
 
Publication

Aquisição de competências parentais da grávida adolescente institucionalizada

dc.contributor.authorPresado, Maria Helena
dc.contributor.authorMonteiro, Sandra Varela
dc.date.accessioned2025-04-17T09:07:30Z
dc.date.available2025-04-17T09:07:30Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA gravidez na adolescência é considerada um problema de saúde pública, embora a taxa de fecundidade neste grupo etário tenha diminuído, em Portugal no ano de 2022 existiram 6,2 ‰ de grávidas adolescentes. Algumas, sem apoio familiar e numa situação de vulnerabilidade acrescida; residem em instituições de acolhimento, levando a grávida a necessitar de uma intervenção psicossocial para o desenvolvimento de competências pessoais e parentais fundamentais para o desempenho do papel de mãe. O apoio social, é fundamental para proteger a grávida e a criança, prevenir comportamentos de risco e promover o desenvolvimento de competências parentais, facilitando o processo de transição para a parentalidade. O número insuficiente de funcionários das instituições sociais e de saúde, tem um impacto negativo no desenvolvimento das suas competências pessoais, socias, profissionais ou parentais das grávidas adolescentes. Objetivo: conhecer o processo de aquisição de competências parentais da grávida adolescente institucionalizada. Métodos Estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, com recurso a entrevista a sete grávidas adolescentes residentes em três instituições de acolhimento. Resultados: A análise de conteúdo do relato das experiências de vida de 7 participantes revelam, medo e insegurança. Consideram importante o apoio do enfermeiro na gravidez para a aquisição de competências parentais através da integração de programas de preparação para o parto e parentalidade. Revelam falta de apoio no pós-parto. Salientando, o importante o apoio das técnicas da instituição de acolhimento. Conclusões. As grávidas adolescentes necessitam de apoio psicossocial, uma vigilância da gravidez e de um acompanhamento no pós-parto mais adequada às necessidades. É imperioso uma maior articulação e complementaridade entre os serviços de saúde e sociais.por
dc.description.abstractTeenage pregnancy is considered a public health problem, although the fertility rate in this age group has decreased, in Portugal in 2022 there were 6.2 ‰ pregnant teenagers. Some, without family support and in a situation of increased vulnerability; reside in shelter institutions, leading pregnant women to require psychosocial intervention to develop personal and parental skills that are fundamental to fulfilling the role of mother. Social support is essential to protect pregnant women and children, prevent risky behavior and promote the development of parental skills, facilitating the transition process to parenthood. The insufficient number of employees in social and health institutions has a negative impact on the development of their personal, social, professional or parental skills among pregnant teenagers. Objective: understand the process of acquiring parental skills among institutionalized pregnant teenagers. Methods Exploratory, descriptive study with a qualitative approach, using interviews with seven pregnant teenagers living in three shelter institutions. Results: The content analysis of the report of the life experiences of 7 participants reveals fear and insecurity. They consider nurses' support during pregnancy to be important for the acquisition of parental skills through the integration of childbirth and parenting preparation programs. They reveal a lack of postpartum support. Emphasizing that the support of techniques from the host institution is important. Conclusions. Pregnant teenagers need psychosocial support, pregnancy monitoring and postpartum follow-up that is more suited to individual needs. Greater coordination and complementarity between health and social services is imperativeeng
dc.identifier.citationPresado, M. H., & Varela Monteiro, S. (2024). Auisição de competências parentais da grávida adolescente institucionalizada. New Trends in Qualitative Research, 20(4), e1112. https://doi.org/10.36367/ntqr.20.4.2024.e1112
dc.identifier.doi10.36367/ntqr.20.4.2024.e1112
dc.identifier.issn2184-7770
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57661
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherLudomedia
dc.relation.hasversionhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/1112
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectGravidez na Adolescência
dc.subjectAdolescente institucionalizado
dc.subjectCompetências parentais
dc.subjectTransição para a parentalidade
dc.titleAquisição de competências parentais da grávida adolescente institucionalizadapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue4
oaire.citation.titleNew Trends in Qualitative Research
oaire.citation.volume20
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2184-7770-ntqr-20-04-e1112.pdf
Size:
266.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: