Repository logo
 
Publication

OS TRABALHOS PARA CASA E A MATEMÁTICA: PERSPETIVAS E PRÁTICAS DE ALUNOS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E PROFESSORES NUM 1.º ANO DE ESCOLARIDADE

dc.contributor.advisorMachado, Ricardo
dc.contributor.authorMarques, Telma Mariana Gomes
dc.date.accessioned2018-03-06T14:40:54Z
dc.date.available2018-03-06T14:40:54Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractOs trabalhos para casa (TPC) são uma estratégia pedagógica habitualmente implementada nas escolas (Simões, 2006). Apresentam alguns efeitos negativos, mas também diversos benefícios, como por exemplo, em relação às aprendizagens (Cooper, 2007; Cooper, Robinson, & Patall, 2006). Contudo, são um tema controverso para os diferentes atores sociais envolvidos, nomeadamente professores, alunos e pais/encarregados de educação (Carr, 2013), bem como na literatura. Assim, esta investigação tem como objetivo conhecer as perspetivas de diferentes atores sociais (professores, alunos e encarregados de educação) e as práticas associadas aos trabalhos para casa, em particular, na área curricular da Matemática. Assumimos um paradigma interpretativo (Denzin, 2002) e desenvolvemos um design de estudo de caso (Merriam, 1988, citado por Bodgan & Biklen, 1994). Os participantes foram a investigadora, doze alunos, três professores titulares e setenta e dois encarregados de educação de três turmas do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos a observação, o diário de bordo, a entrevista semi-estruturada, as conversas informais, o questionário e a recolha documental. O tratamento e análise de dados baseou-se numa análise de conteúdo à exceção do questionário, do qual foi realizada uma análise estatística (Quivy & Campenhoudt, 1998). Os resultados evidenciam que, de um modo geral, as perspetivas dos alunos, encarregados de educação e professoras das três turmas do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico são positivas em relação aos trabalhos para casa. Também ilustram as práticas pedagógicas das professoras, as práticas dos alunos na adesão e realização das tarefas propostas, bem como o envolvimento dos encarregados de educação.pt_PT
dc.description.abstractHomework is a pedagogical strategy usually implemented in schools (Simões, 2006). It has some negative effects, but also many benefits, for example, in relation to students’ learning (Cooper, 2007; Cooper et al., 2006). However, they are a controversial theme for the different social actors involved, namely teachers, students and parents (Carr, 2013), as well as in literature. So, this research aims to know the perspectives of different social actors (teachers, students and parents) and the practices associated with homeworks, namely in Mathematics. We assumed an interpretative paradigm (Denzin, 2002) and developed a case study design (Merriam, 1988, cited by Bodgan & Biklen, 1994). The participants were the researcher, twelve students, three teachers and seventy-two parents of three classes of 1st grade of primary education. As data collecting instruments we used the observation, researcher’s diary, semi-structured interviews, informal conversations, questionnaire, and documents. The data treatment and analysis was based on a content analysis except for questionnaire, of which a statistical analysis was performed (Quivy & Campenhoudt, 1998). The results show that, in general, those perspectives of students, parents and teachers of three classes of 1st grade of primary education are positive in relation to homework. The results also illustrate the pedagogical practices of teachers, practices of students in adhesion and accomplishment of the proposed tasks, as well as the involvement of parents.pt_PT
dc.identifier.tid201871645pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21880
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTrabalhos para Casapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectPerspetivas de professorespt_PT
dc.subjectalunos e encarregados de educaçãopt_PT
dc.subject1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectHomeworkpt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectPerspectives of teacherspt_PT
dc.subjectstudents and parentspt_PT
dc.subject1st grade of primary educationpt_PT
dc.titleOS TRABALHOS PARA CASA E A MATEMÁTICA: PERSPETIVAS E PRÁTICAS DE ALUNOS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E PROFESSORES NUM 1.º ANO DE ESCOLARIDADEpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TFM_Telma_VDEFINITIVA.pdf
Size:
1.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: