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Authors
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Abstract(s)
O presente estudo aborda os benefícios da modalidade Boccia em jovens portadores de deficiência, numa cooperativa, CERCIMIRA, localizada no concelho de Mira.  Deste forma o objectivo principal passa por fomentar a participação e inserção de jovens, que comportem, vários tipos de deficiência mental de diferentes níveis (moderado, grave e muito grave), com expressões distintas nos quadros de vista cognitivo e/ou motor, numa modalidade adequada às suas capacidades físicas e cognitivas. Para que se alcancem os objectivos propostos, bem como se respondessem aos problemas deste estudo, utilizou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica acerca de estudos idênticos, bem como a modalidade Boccia, conceitos fundamentais para a execução deste trabalho, a através da pesquisa em campo, pesquisa essa que se baseou em várias sessões de prática da modalidade com os utentes da CERCIMIRA, de forma a poder verificar a capacidade dos utentes de praticarem esta modalidade.  Foram avaliados os resultados dos 15 participantes no nível de desempenho motor do lançamento de Boccia, antes e após das 18 sessões leccionadas na instituição (intervenção pedagógica com o grupo de portadores de deficiência).  Os resultados obtidos mostram os efeitos positivos na melhoria do desempenho motor na tarefa de Boccia requerida, ou seja, a efectiva aprendizagem ao longo das sessões leccionadas. Adicionalmente, nos inquéritos realizados, constatamos o nível motivacional e interesse dos utentes na prática do Boccia na instituição são apresentados em 6gráficos, apontando que a prática desta modalidade por pessoas com deficiências múltiplas é possível e que existe um grau de melhoria desde a primeira sessão até à última.
Description
Keywords
 Educação Especial   Boccia   Deficientes 
