Repository logo
 
Publication

Os serviços de Cloud Gaming: perceção dos jogadores portugueses

dc.contributor.advisorPedrosa, Isabel Maria Mendes
dc.contributor.advisorJúdice, Diogo Côrte-Real Alarcão
dc.contributor.advisorLaureano, Raúl Manuel Silva
dc.contributor.authorVicente, Miguel Mira Marques
dc.date.accessioned2022-01-13T18:24:44Z
dc.date.available2022-01-13T18:24:44Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractCloud Gaming é um serviço de internet, que permite ao cliente (jogador) jogar um videojogo num dispositivo qualquer através do sistema de cloud. O principal objetivo deste tipo de serviços é fornecer aos jogadores uma experiência imediata dos jogos em qualquer dispositivo, sem que estes necessitem de ter hardware potente para conseguir jogá-los. Além de ser um serviço relativamente recente e ainda pouco potencializado traz vantagens e oportunidades para a Indústria de Gaming, tanto para os jogadores e prestadores de serviços de cloud como também para as empresas criadoras de jogos. Posto isto, será interessante saber a perceção que os jogadores portugueses têm sobre os Serviços de Cloud Gaming, de forma a procurar fatores e oportunidades para as empresas se expandirem nesta indústria. O presente estudo tem como primeiro objetivo descrever os perfis de jogadores e a sua importância para os serviços de Cloud Gaming, incluindo a caracterização destes perfis quanto ao comportamento de jogador, às suas características sociodemográficas e ao conhecimento e subscrição a este tipo de serviços. Por sua vez, o segundo objetivo desta investigação é identificar as oportunidades e inibidores ao desenvolvimento dos serviços de Cloud Gaming. Para tal, foram identificados os fatores explicativos para a subscrição a estes serviços e caracterizada a relação entre a importância desses fatores e as características sociodemográficas e os perfis dos jogadores. Para atingir estes objetivos, foram analisados os dados recolhidos do questionário, de uma amostra de 105 jogadores, recorrendo a técnicas de estatística descritiva univariada e bivariada. Esta investigação pretende avaliar o quão enraizados estão os Sistemas de Cloud Gaming em Portugal, mas também despertar o interesse dos investigadores da área de Cloud Computing e Business Intelligence para este mercado de jogos online que gera milhões de dados e que não é abordado em muitos estudos científicos.pt_PT
dc.identifier.tid202884147pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38850
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCloud computingpt_PT
dc.subjectCloud gamingpt_PT
dc.subjectOnline gamingpt_PT
dc.subjectPerfil de jogadorpt_PT
dc.subjectQuality of experiencept_PT
dc.subjectQuality of servicept_PT
dc.subjectServiços de jogos onlinept_PT
dc.titleOs serviços de Cloud Gaming: perceção dos jogadores portuguesespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Miguel_Vicente.pdf
Size:
1.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format