Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.97 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Cloud Gaming é um serviço de internet, que permite ao cliente (jogador) jogar um
videojogo num dispositivo qualquer através do sistema de cloud. O principal objetivo
deste tipo de serviços é fornecer aos jogadores uma experiência imediata dos jogos em
qualquer dispositivo, sem que estes necessitem de ter hardware potente para conseguir
jogá-los. Além de ser um serviço relativamente recente e ainda pouco potencializado traz
vantagens e oportunidades para a Indústria de Gaming, tanto para os jogadores e
prestadores de serviços de cloud como também para as empresas criadoras de jogos.
Posto isto, será interessante saber a perceção que os jogadores portugueses têm sobre
os Serviços de Cloud Gaming, de forma a procurar fatores e oportunidades para as
empresas se expandirem nesta indústria.
O presente estudo tem como primeiro objetivo descrever os perfis de jogadores e a
sua importância para os serviços de Cloud Gaming, incluindo a caracterização destes
perfis quanto ao comportamento de jogador, às suas características sociodemográficas e
ao conhecimento e subscrição a este tipo de serviços.
Por sua vez, o segundo objetivo desta investigação é identificar as oportunidades e
inibidores ao desenvolvimento dos serviços de Cloud Gaming. Para tal, foram
identificados os fatores explicativos para a subscrição a estes serviços e caracterizada a
relação entre a importância desses fatores e as características sociodemográficas e os
perfis dos jogadores.
Para atingir estes objetivos, foram analisados os dados recolhidos do questionário, de
uma amostra de 105 jogadores, recorrendo a técnicas de estatística descritiva univariada
e bivariada.
Esta investigação pretende avaliar o quão enraizados estão os Sistemas de Cloud
Gaming em Portugal, mas também despertar o interesse dos investigadores da área de
Cloud Computing e Business Intelligence para este mercado de jogos online que gera
milhões de dados e que não é abordado em muitos estudos científicos.
Description
Keywords
Cloud computing Cloud gaming Online gaming Perfil de jogador Quality of experience Quality of service Serviços de jogos online