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A Justiça Tutelar Educativa: Dualidades entre educação e punição - questões e interrogações acerca da privação da liberdade e os contextos «entre-muros»
| dc.contributor.author | Caçador, Ana Rita Custódio | |
| dc.date.accessioned | 2019-06-18T14:34:39Z | |
| dc.date.available | 2019-06-18T14:34:39Z | |
| dc.date.issued | 2015-09-08 | |
| dc.description.abstract | A delinquência juvenil demonstra, ao longo dos tempos, uma faceta cada vez mais visível na nossa sociedade. E é este carácter permanente que afirma «novos» modelos explicativos sobre o fenómeno, e sobre todos os aspectos que dão conta de um problema social cada vez mais amplo e multidisciplinar. De facto, entre o mais simples desvio e a prática de um facto qualificado pela lei como crime, afirmam-se diversas questões sobre as potenciais causas e os efeitos que surgem e, consequentemente, sobre o papel da sociedade em dar respostas cabais perante todas as premissas da delinquência. Com efeito, a sociedade acaba por assumir um papel fundamental, tanto na concretização do comportamento desviante e delinquente, como nas respostas que afirma perante os mesmos. Todavia, numa perspectiva crítica da sociedade criminógena, é a mesma sociedade que determina consequências nefastas e (im)prováveis quando se dá conta dos diversos mecanismos e processos de selectividade. De facto, a selectividade poderá ser encontrada em diversos momentos, desde e denominação do que é delinquência e dos grupos mais favoráveis em cair nas teias da criminalidade, à administração pragmática da justiça. Assim, no que concerna à administração da justiça, devem ter-se em conta os diversos diplomas e directrizes que surgem a nivel internacional, que permitiram uma actuação da justiça mais equitativa perante as diversas situações-problema, perante a própria criança ou jovem, perante as execuções práticas das respostas nesses âmbitos. No contexto português, assistiu-se a um percurso evolutivo, nos termos da justiça e sociedade, que afirma mudanças nos paradigmas de intervenção. Actualmente, presenciamos no nosso sistema de intervenção, um modelo de terceira via, no qual a responsabilidade se encontra, ou pretende encontrar, como o factor dominante na aplicação de qualquer medida tutelar. De facto, as finalidades que surgem perspectivadas com a Lei Tutelar Educativa pretendem justificar, em muitos casos, os termos de privação de liberdade, sendo esta o ex-libris da sociedade punitiva. Contudo, com a privação da liberdade surgem diversas questões críticas perante as consequências que se sucedem durante o tempo de internamento, perante as características dos «espaços--entre-muros» e perante os resultados que advêm dessas restrições práticas. | pt_PT |
| dc.description.version | N/A | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201000601 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/28911 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Delinquência Juvenil | pt_PT |
| dc.subject | Sociedade Criminógena | pt_PT |
| dc.subject | Justiça Tutelar Educativa | pt_PT |
| dc.subject | Sistemas Punitivos | pt_PT |
| dc.subject | Privação da Liberdade | pt_PT |
| dc.title | A Justiça Tutelar Educativa: Dualidades entre educação e punição - questões e interrogações acerca da privação da liberdade e os contextos «entre-muros» | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
