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A Justiça Tutelar Educativa: Dualidades entre educação e punição - questões e interrogações acerca da privação da liberdade e os contextos «entre-muros»

dc.contributor.authorCaçador, Ana Rita Custódio
dc.date.accessioned2019-06-18T14:34:39Z
dc.date.available2019-06-18T14:34:39Z
dc.date.issued2015-09-08
dc.description.abstractA delinquência juvenil demonstra, ao longo dos tempos, uma faceta cada vez mais visível na nossa sociedade. E é este carácter permanente que afirma «novos» modelos explicativos sobre o fenómeno, e sobre todos os aspectos que dão conta de um problema social cada vez mais amplo e multidisciplinar. De facto, entre o mais simples desvio e a prática de um facto qualificado pela lei como crime, afirmam-se diversas questões sobre as potenciais causas e os efeitos que surgem e, consequentemente, sobre o papel da sociedade em dar respostas cabais perante todas as premissas da delinquência. Com efeito, a sociedade acaba por assumir um papel fundamental, tanto na concretização do comportamento desviante e delinquente, como nas respostas que afirma perante os mesmos. Todavia, numa perspectiva crítica da sociedade criminógena, é a mesma sociedade que determina consequências nefastas e (im)prováveis quando se dá conta dos diversos mecanismos e processos de selectividade. De facto, a selectividade poderá ser encontrada em diversos momentos, desde e denominação do que é delinquência e dos grupos mais favoráveis em cair nas teias da criminalidade, à administração pragmática da justiça. Assim, no que concerna à administração da justiça, devem ter-se em conta os diversos diplomas e directrizes que surgem a nivel internacional, que permitiram uma actuação da justiça mais equitativa perante as diversas situações-problema, perante a própria criança ou jovem, perante as execuções práticas das respostas nesses âmbitos. No contexto português, assistiu-se a um percurso evolutivo, nos termos da justiça e sociedade, que afirma mudanças nos paradigmas de intervenção. Actualmente, presenciamos no nosso sistema de intervenção, um modelo de terceira via, no qual a responsabilidade se encontra, ou pretende encontrar, como o factor dominante na aplicação de qualquer medida tutelar. De facto, as finalidades que surgem perspectivadas com a Lei Tutelar Educativa pretendem justificar, em muitos casos, os termos de privação de liberdade, sendo esta o ex-libris da sociedade punitiva. Contudo, com a privação da liberdade surgem diversas questões críticas perante as consequências que se sucedem durante o tempo de internamento, perante as características dos «espaços--entre-muros» e perante os resultados que advêm dessas restrições práticas.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201000601
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28911
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDelinquência Juvenilpt_PT
dc.subjectSociedade Criminógenapt_PT
dc.subjectJustiça Tutelar Educativapt_PT
dc.subjectSistemas Punitivospt_PT
dc.subjectPrivação da Liberdadept_PT
dc.titleA Justiça Tutelar Educativa: Dualidades entre educação e punição - questões e interrogações acerca da privação da liberdade e os contextos «entre-muros»pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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