Browsing by Issue Date, starting with "2015-09-08"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- A Justiça Tutelar Educativa: Dualidades entre educação e punição - questões e interrogações acerca da privação da liberdade e os contextos «entre-muros»Publication . Caçador, Ana Rita CustódioA delinquência juvenil demonstra, ao longo dos tempos, uma faceta cada vez mais visível na nossa sociedade. E é este carácter permanente que afirma «novos» modelos explicativos sobre o fenómeno, e sobre todos os aspectos que dão conta de um problema social cada vez mais amplo e multidisciplinar. De facto, entre o mais simples desvio e a prática de um facto qualificado pela lei como crime, afirmam-se diversas questões sobre as potenciais causas e os efeitos que surgem e, consequentemente, sobre o papel da sociedade em dar respostas cabais perante todas as premissas da delinquência. Com efeito, a sociedade acaba por assumir um papel fundamental, tanto na concretização do comportamento desviante e delinquente, como nas respostas que afirma perante os mesmos. Todavia, numa perspectiva crítica da sociedade criminógena, é a mesma sociedade que determina consequências nefastas e (im)prováveis quando se dá conta dos diversos mecanismos e processos de selectividade. De facto, a selectividade poderá ser encontrada em diversos momentos, desde e denominação do que é delinquência e dos grupos mais favoráveis em cair nas teias da criminalidade, à administração pragmática da justiça. Assim, no que concerna à administração da justiça, devem ter-se em conta os diversos diplomas e directrizes que surgem a nivel internacional, que permitiram uma actuação da justiça mais equitativa perante as diversas situações-problema, perante a própria criança ou jovem, perante as execuções práticas das respostas nesses âmbitos. No contexto português, assistiu-se a um percurso evolutivo, nos termos da justiça e sociedade, que afirma mudanças nos paradigmas de intervenção. Actualmente, presenciamos no nosso sistema de intervenção, um modelo de terceira via, no qual a responsabilidade se encontra, ou pretende encontrar, como o factor dominante na aplicação de qualquer medida tutelar. De facto, as finalidades que surgem perspectivadas com a Lei Tutelar Educativa pretendem justificar, em muitos casos, os termos de privação de liberdade, sendo esta o ex-libris da sociedade punitiva. Contudo, com a privação da liberdade surgem diversas questões críticas perante as consequências que se sucedem durante o tempo de internamento, perante as características dos «espaços--entre-muros» e perante os resultados que advêm dessas restrições práticas.
- Desenvolvimento estratégico de uma concept store: boutique de moda masculinaPublication . Paiva , Hugo; Sá, DanielAtualmente, é cada vez mais evidente que a moda masculina é um nicho de mercado em expansão; é notória a mudança no comportamento dos homens em relação à moda bem como em relação a si mesmo – o homem está mais preocupado em cuidar da sua imagem, quer interna quer externamente. Assim, o presente projeto profissional, aborda a temática da moda através do desenvolvimento, estratégico, de uma boutique de moda masculina – concept store – de luxo que proporcione ao cliente um momento de compra excecional num espaço, conceptualmente, dedicado ao seu estilo de vida. Neste sentido, o objetivo é alcançar uma nova forma de olhar para o retalho de moda masculino, precisamente, porque entendo que o homem merece um local onde possa vivenciar uma experiência única, que possa sentir-se em casa, acolhido, onde possa, simplesmente, ter uma conversa ou um momento de bem-estar e que usufrua de um serviço único que providencie e potencie criar dele uma melhor imagem, uma melhor pessoa. Neste sentido, o desenvolvimento estratégico é o como se pode chegar a esse ponto, o como se pode alcançar uma tal boutique de moda masculina que compreenda essa experiência única, esse serviço único. Desta forma, o que se pretende é que, presente, projeto assuma um papel de orientação estratégica para a criação da boutique desejada mas que possa também ser objeto de insights para boutiques de moda a operar no mercado.
- Programa de fidelização: caso revendedores Douro AzulPublication . Caiado, Carla; Sá, DanielAtualmente as empresas deparam-se com grandes transformações, impulsionadas pelo rápido desenvolvimento tecnológico, o que desencadeia uma forte concorrência. É cada vez mais frequente as empresas apostarem no marketing relacional e consequentemente, em programas de fidelização, com o intuito de promover a relação com os seus clientes e, dessa forma fidelizá-los. O presente estudo tem como foco a empresa DouroAzul, conhecida pelos seus serviços turísticos de excelência e por operar em conjunto com revendedores, para venda dos seus serviços. Neste sentido, os objetivos do trabalho passam por compreender o valor e importância do marketing relacional e dos seus programas de fidelização, perceber o atual grau de satisfação dos revendedores e, principalmente, elaborar ações que permitirão uma relação de maior proximidade entre os revendedores. Com base nestes objetivos e após revisão da literatura, é possivel identificar o programa que melhor se adequa à empresa em questão: Recompensa baseada em tratamentos preferenciais defendido por Lara e Casado (2002). Estre programa pressupõem a oferta de vantagens e recompensas utilizando as próprias marcas existentes na empresa. Desta forma, é conseguida vantagem face à concorrência e um maior posicionamento da empresa no mercardo.
- Plano de marketing do Leixões Sport Club secção NataçãoPublication . Oliveira, Afonso; Sá, DanielNas últimas décadas, o desporto, pelas emoções que transmite ao público em geral e pelo destaque que tem vindo a crescer por parte dos media teve que apostar em recursos humanos especializados para se tornasse num setor cada vez mais atrativo. O sector do marketing, nos dias de hoje, tornou-se por isso fundamental para o aumento da notoriedade não só dos grandes clubes desportivos como também o dos pequenos. Neste contexto, o meu trabalho desenvolveu- se no Leixões Sport Club, mais propriamente na secção da natação, que na ausência de um Departamento de Marketing me motivou à criação do mesmo elaborando um plano de marketing. Para a realização deste projecto tive em consideração duas vertentes que se complementam: - a teórica onde foi realizada uma pesquisa exaustiva de vários especialistas da área sobre o tema em questão. - a prática, feita no Leixões Sport Club - secção da natação, com a criação de um Plano de Marketing depois de ter sido feita uma análise Swot que engloba a análise interna e a análise externa e definidas as estratégias a adoptar para o desenvolvimento deste clube desportivo. Para a realização da parte prática deste projeto, tendo em vista a recolha de informação mais próxima da realidade foram utilizados vários métodos qualitativos: - entrevistas a elementos com vasta experiência nesta área: um dirigente desportivo e treinadores deste Clube Desportivo. - análise de dados secundários que permitiram a melhor compreensão do tema. As estratégias a implementar após a análise Swot que parecem revitalizar o clube quer em termos sociais e económicos são as seguintes: - a angariação de atletas através aulas de educação física; - a angariação patrocinadores (sócio benemérito); - aumento da visibilidade através redes sociais/web sit; - organização de torneios. Com a implementação destas acções espera-se que haja um aumento em 5% no número de atletas e consequentemente um aumento de 10% nas receitas obtidas pela secção de natação do Leixões Sport Club. Com estes resultados conseguimos ter um crescimento do clube desportivo, não só a nível de recursos financeiros, mas também a nível social.
- A relação emocional entre as marcas de moda e o consumidor: o caso Micaela OliveiraPublication . Marques, Inês; Reis, Raquel; Arriscado, PaulaO presento documento, em forma de projeto profissional, explora o tema da gestão emocional das marcas, centrando-se no caso prático da marca de moda de luxo portuguesa, Micaela Oliveira. A par da fundamentação teórica a temas centrais do branding e da moda, pretendeu-se, com o projeto, desenvolver um plano de identidade da marca estudada% que% fomentasse a relação que esta tem com os consumidores. Para isso, foram efetuadas entrevistas a clientes da marca, bem como uma recolha documental a todo o material de comunicação da marca e observação nas instalações da marca e redes sociais, com o objetivo de se desenvolver um plano de comunicação operacional. Acredita-se que este será extremamente útil para o sucesso da marca, nomeadamente para o aumento e fortalecimento do relacionamento entre a marca e as suas clientes.
- Plano de marketing de BerryPublication . Horta, Francisco; Reis, RaquelEste projeto profissional teve como objetivo criar um plano de marketing para a BERRY, uma empresa do setor alimentar. Numa primeira fase procedeu-se à revisão da literatura onde foi explorado o que é um negócio. Esta levou à investigação de planos de negócio e empreendedorismo. Após analisados os temas relacionados com negócios, o estudo focou-se no setor alimentar, onde se identificaram os fatores de sucesso e diferenciadores deste setor. Posteriormente, a revisão da literatura focou-se no marketing como um todo, desde uma breve visão da evolução do conceito ao plano de marketing, a sua importância e as suas diferentes estruturas. Após a revisão definiu-se a metodologia. Foi descrito o caso de BERRY, os seus produtos, localização e conceito para contextualizar antes de definir os objetivos para o plano de marketing. Finalmente, na metodologia aplicada neste projeto profissional, usaram-se elementos das estruturas de diferentes autores de planos de marketing que foram conciliados numa estrutura que fizesse sentido para BERRY. O plano de marketing consistiu num diagnóstico, onde foi efetuada uma análise interna, análise externa, comparação entre BERRY e concorrentes e, por fim, a análise SWOT. As suposições foram a área subsequente, seguida dos objetivos, estratégias, ações e o orçamento. Nesta fase foram criados todos os detalhes do plano de marketing de BERRY. Finalmente realizou-se o controlo e avaliação do plano de marketing. Este acabou com os resultados esperados para o plano bem como o controlo e avaliação do mesmo. A realização deste plano de marketing permitirá a BERRY definir uma estratégia focada no cliente, na qualidade do produto e serviço e diferenciada da demais concorrência.
- Ligações emocionais entre o consumidor e as marcas: caso PandoraPublication . Sá, Catarina; Reis, RaquelNos dias de hoje as empresas lidam diariamente com concorrentes agressivos, sendo necessário marca uma posição no mercado e promover a constante inovação. Os consumidores, devido a todo o ruido de publicidade que “ingerem” no dia-a-dia, precisam de algo verdadeiramente diferenciador para que consigam captar a mensagem. Assim, os profissionais de marketing devem de ser estimulados para que seja possível fortalecerem as relações e fidelizar clientes. A introdução do marketing experiencial faz com que sejam trabalhados os cinco sentidos que irão a ajudar a potencializar a decisão de compra do consumidor. Mais do que vender produtos, hoje as marcas devem de proporcionar experiências, sensações, emoções para serem refletidas e rapidamente associadas a memórias positivas. Com este conceito, a marca Pandora tem vindo a vincar no sector das joias. Com os seus produtos a marca pretende que cada mulher consiga mostrar a sua individualidade, contar a sua história, e ter sempre presente os melhores momentos. Com este estudo pretende-se analisar se a Pandora, com este conceito tão próprio, cria um elevado grau de envolvimento contribuindo consequentemente para um amor à marca e consequente fidelização dos clientes.
- A influência da comunicação no consumo emocional: setor da moda em PortugalPublication . Queirós, Felisbela; Reis, Raquel; Arriscado, PaulaO presente trabalho de investigação tem como domínio a “Comunicação” e o “Consumo Emocional” e como foco o “Marketing de Moda”. Sendo assim, o objetivo desta dissertação tinha como intuito perceber qual “A Influência da Comunicação no Consumo Emocional: Setor da Moda em Portugal”. Para isto ser possível, foram propostos alguns objetivos gerais e específicos.A revisão da literatura destacou os seguintes temas: comunicação, consumo emocional e moda.Desenvolveu-se um estudo com vertente qualitativa. A amostra utilizada foi propositada quer nas entrevistas semi-estruturadas quer no focus group. As entrevistas foram realizadas a quatro pessoas com cargos influentes no mundo da moda, enquanto o FG realizado com consumidoras deste tipo de produtos. A comunicação influencia cada vez mais o consumo emocional. Atualmente, os meios de comunicação são os grandes impulsionadores do aumento do consumo emocional. As marcas de moda apoiam-se neste facto, com o intuito de conseguirem atingir o emocional dos consumidores por forma a levá-los à compra e a uma posterior fidelização. Neste setor de atividade, criam-se constantemente novas estratégias de forma a chegar mais eficazmente ao consumidor. Na moda as emoções e os desejos falam mais alto que as necessidades. Sendo a moda considerada sazonal, os profissionais de marketing deste setor necessitam de juntar esforços de forma a atingir o desejo e as emoções dos consumidores. Fazer com que estes consumidores consumam mais e de forma impulsiva e que sigam sempre as últimas tendências torna-se o grande desafio. De facto, as compras de moda são mais emotivas quando são feitas sobre influência da comunicação. A aposta no consumo emocional por parte das marcas de moda traduz-se assim num aumento das vendas dos produtos deste setor.
- A cocriação de valor no desenvolvimento de uma nova marca na indústria farmacêutica em PortugalPublication . Fonseca, Diana; Reis, RaquelA pesquisa tem como objetivo explorar a cocriação de valor na indústria farmacêutica (IF). Com este trabalho procura-se perceber se a cocriação de valor tem lugar na IF, mais concretamente na construção de marcas de medicamento sujeitos a receita médica (MSRM), dada a especificidade do setor e a particularidade de o cliente não ser exatamente o consumidor final que efetivamente compra (paga) o produto, mas sim o médico enquanto prescritor das marcas. Inicia-se o trabalho pela revisão da literatura, dando destaque a conceitos gerais de marketing, explorando o marketing 3.0 onde está enquadrada a cocriação de valor e ainda é abordada importância das marcas onde se explora a sua orgânica. Contextualiza-se a importância do plano de marketing e a sua relevância no âmbito da definição estratégica nas diferentes fases de vida de um produto. Por fim é dada uma perspetiva sobre o marketing farmacêutico. Na revisão da literatura, é encontrado um gap relativamente à importância do “cliente” na IF e a sua relação com a indústria, quando pensamos na cocriação de valor para as marcas. A metodologia usada na pesquisa foi qualitativa, suportada em entrevistas a médicos com diferentes estatutos perante os pares. Foram realizadas nove entrevistas as quais foram analisadas. Posteriormente encontramos a discussão dos resultados e as conclusões obtidas. Por último são apresentadas algumas limitações e sugestões para pesquisas futuras. A pesquisa permitiu colmatar o gap encontrado, estudando qualitativamente a perceção do médico (cliente) relativamente à cocriação de valor na IF.