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Prevenção do consumo de álcool nos adolescentes de uma escola
| dc.contributor.advisor | Costa, Andreia Jorge Silva da | |
| dc.contributor.author | Almeida, Jorge Emanuel Vicente | |
| dc.date.accessioned | 2019-10-17T15:32:54Z | |
| dc.date.available | 2019-10-17T15:32:54Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.description.abstract | Introdução: A evidência científica permite-nos fundamentar que o consumo nocivo do álcool é um grave problema de saúde pública, porque se reflete na saúde das pessoas em condições agudas e crónicas incapacitantes. Está associado a alterações na saúde global do individuo, no seu desenvolvimento com repercussões sociais, incluindo violência, a negligência, o abuso infantil, o absentismo, os acidentes de trabalho e os rodoviários. O projeto de investigação foi desenvolvido no âmbito da Saúde Escolar de uma Unidade de Cuidados na Comunidade. A promoção da saúde nas escolas, sustentada na prática baseada na evidência, faz parte das principais funções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária. Teve como objetivo: promover a aquisição de conhecimentos que conduzam à prevenção do consumo de álcool na adolescência, nos alunos de uma escola do Concelho da Amadora. Metodologia: A fundamentação teórica baseou-se numa revisão bibliográfica e numa revisão sistemática da literatura do tipo Scoping Review, conforme o protocolo de Joanna Briggs Institute (JBI). Utilizou-se a metodologia do Planeamento em Saúde para avaliar necessidades, fixar objetivos, programar a intervenção comunitária, executá-la e avaliá-la. O instrumento de recolha de dados aplicado foi o Questionário de Conhecimento acerca do Álcool (QCaA). A Educação para a Saúde foi a estratégia escolhida tendo por base, como referencial teórico de enfermagem, o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. A amostra foi constituída por trinta e seis adolescentes que consentiram participar de forma voluntária no estudo. Resultados: A análise dos dados do QCaA, antes da Intervenção Comunitária, revelou um importante défice de conhecimento nas várias vertentes sobre o álcool. Com a Intervenção Comunitária, este défice de conhecimento diminuiu. Conclusão: Após a Intervenção Comunitária e através da reaplicação do QCaA, obtiveram-se resultados positivos, sugestivos de aquisição de conhecimentos sobre o álcool e o seu consumo por parte dos adolescentes. Estes, também, avaliaram “muito satisfatoriamente” toda a Intervenção Comunitária, considerando-a um meio importante para adquirir conhecimentos. Tratando-se de um projeto recente não foi possível avaliar se esta aquisição de conhecimento mudou comportamentos. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202286576 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29972 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Enfermagem comunitária | pt_PT |
| dc.subject | Promoção da saúde | pt_PT |
| dc.subject | Consumo de bebidas alcoólicas--prevenção & controlo | pt_PT |
| dc.subject | Adolescente | pt_PT |
| dc.title | Prevenção do consumo de álcool nos adolescentes de uma escola | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Enfermagem Comunitária | pt_PT |
