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Introdução: A evidência científica permite-nos fundamentar que o consumo nocivo do álcool é um grave problema de saúde pública, porque se reflete na saúde das pessoas em condições agudas e crónicas incapacitantes. Está associado a alterações na saúde global do individuo, no seu desenvolvimento com repercussões sociais, incluindo violência, a negligência, o abuso infantil, o absentismo, os acidentes de trabalho e os rodoviários. O projeto de investigação foi desenvolvido no âmbito da Saúde Escolar de uma Unidade de Cuidados na Comunidade. A promoção da saúde nas escolas, sustentada na prática baseada na evidência, faz parte das principais funções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária. Teve como objetivo: promover a aquisição de conhecimentos que conduzam à prevenção do consumo de álcool na adolescência, nos alunos de uma escola do Concelho da Amadora.
Metodologia: A fundamentação teórica baseou-se numa revisão bibliográfica e numa revisão sistemática da literatura do tipo Scoping Review, conforme o protocolo de Joanna Briggs Institute (JBI). Utilizou-se a metodologia do Planeamento em Saúde para avaliar necessidades, fixar objetivos, programar a intervenção comunitária, executá-la e avaliá-la. O instrumento de recolha de dados aplicado foi o Questionário de Conhecimento acerca do Álcool (QCaA). A Educação para a Saúde foi a estratégia escolhida tendo por base, como referencial teórico de enfermagem, o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. A amostra foi constituída por trinta e seis adolescentes que consentiram participar de forma voluntária no estudo.
Resultados: A análise dos dados do QCaA, antes da Intervenção Comunitária, revelou um importante défice de conhecimento nas várias vertentes sobre o álcool. Com a Intervenção Comunitária, este défice de conhecimento diminuiu.
Conclusão: Após a Intervenção Comunitária e através da reaplicação do QCaA, obtiveram-se resultados positivos, sugestivos de aquisição de conhecimentos sobre o álcool e o seu consumo por parte dos adolescentes. Estes, também, avaliaram “muito satisfatoriamente” toda a Intervenção Comunitária, considerando-a um meio importante para adquirir conhecimentos. Tratando-se de um projeto recente não foi possível avaliar se esta aquisição de conhecimento mudou comportamentos.
Description
Keywords
Enfermagem comunitária Promoção da saúde Consumo de bebidas alcoólicas--prevenção & controlo Adolescente
