Repository logo
 
Publication

Modelação matemática como ambiente de aprendizagem: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da a dição e da subtração

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.advisorRato, Virgílio José Monteiro, 1964-
dc.contributor.authorSilva, Ricardo Jorge Pratas da
dc.date.accessioned2018-09-28T13:15:49Z
dc.date.available2018-09-28T13:15:49Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO relatório final aqui apresentado, cuja estrutura se encontra dividida em três partes, procura descrever a vivência do estagiário ao longo deste percurso de formação. A introdução, que enquadra as práticas pedagógicas realizadas, precede o capítulo que contempla a componente investigativa – suportada por um conjunto de intervenções junto de uma turma do 1.º Ano do 1.º CEB –, cujo objetivo visa compreender de que forma a integração dos manipulativos virtuais nas práticas de sala de aula, usando a Modelação Matemática como ambiente de aprendizagem (MMCAA), gera impactes positivos na construção do conhecimento dos alunos relacionado com a promoção do desenvolvimento dos sentidos da adição e da subtração. Surge no terceiro capítulo uma componente reflexiva, com uma análise crítica da prática pedagógica implementada e do seu contributo para o desenvolvimento profissional do mestrando, na ótica do professor reflexivo, em contínua aprendizagem. Optou-se por uma investigação qualitativa de índole interpretativa e design investigação-ação, recorrendo a screen recording e captação áudio para recolha de dados, ao Base Blocks e GeoGebra como manipulativos virtuais. Como principais resultados, salienta-se uma progressão dos alunos na sua capacidade de compreender os sentidos da adição e da subtração presentes em situações problemáticas; estabelecer relações entre o significado das quantidades envolvidas e a estrutura das operações aritméticas adição e subtração com a resposta a situações problemáticas; usar linguagem matemática adequada. A investigação sobre MMCAA e manipulativos virtuais mostra-se favorável à sua integração nos processos de ensino e de aprendizagem. A sua conjugação permite aos alunos autorregularem as suas aprendizagens, assumir um papel ativo na construção do conhecimento, trabalhar de forma autónoma e estabelecer relações entre conceitos e ideias matemáticas.pt_PT
dc.identifier.tid201962586pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24168
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPráticas Educativaspt_PT
dc.subject1º ano do 1ºCEBpt_PT
dc.subjectModelação Matemáticapt_PT
dc.subjectAmbiente de Aprendizagempt_PT
dc.subjectManipulativos Virtuaispt_PT
dc.subjectSentidos da Adição e da Subtraçãopt_PT
dc.titleModelação matemática como ambiente de aprendizagem: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da a dição e da subtraçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEEA%2F50008%2F2013/PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isProjectOfPublication31cb67c6-6527-4fd9-bfac-ca20a60a105e
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery31cb67c6-6527-4fd9-bfac-ca20a60a105e
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RICARDO_SILVA.pdf
Size:
2.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: