Publication
Modelação matemática como ambiente de aprendizagem: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da a dição e da subtração
dc.contributor.advisor | Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- | |
dc.contributor.advisor | Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- | |
dc.contributor.author | Silva, Ricardo Jorge Pratas da | |
dc.date.accessioned | 2018-09-28T13:15:49Z | |
dc.date.available | 2018-09-28T13:15:49Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O relatório final aqui apresentado, cuja estrutura se encontra dividida em três partes, procura descrever a vivência do estagiário ao longo deste percurso de formação. A introdução, que enquadra as práticas pedagógicas realizadas, precede o capítulo que contempla a componente investigativa – suportada por um conjunto de intervenções junto de uma turma do 1.º Ano do 1.º CEB –, cujo objetivo visa compreender de que forma a integração dos manipulativos virtuais nas práticas de sala de aula, usando a Modelação Matemática como ambiente de aprendizagem (MMCAA), gera impactes positivos na construção do conhecimento dos alunos relacionado com a promoção do desenvolvimento dos sentidos da adição e da subtração. Surge no terceiro capítulo uma componente reflexiva, com uma análise crítica da prática pedagógica implementada e do seu contributo para o desenvolvimento profissional do mestrando, na ótica do professor reflexivo, em contínua aprendizagem. Optou-se por uma investigação qualitativa de índole interpretativa e design investigação-ação, recorrendo a screen recording e captação áudio para recolha de dados, ao Base Blocks e GeoGebra como manipulativos virtuais. Como principais resultados, salienta-se uma progressão dos alunos na sua capacidade de compreender os sentidos da adição e da subtração presentes em situações problemáticas; estabelecer relações entre o significado das quantidades envolvidas e a estrutura das operações aritméticas adição e subtração com a resposta a situações problemáticas; usar linguagem matemática adequada. A investigação sobre MMCAA e manipulativos virtuais mostra-se favorável à sua integração nos processos de ensino e de aprendizagem. A sua conjugação permite aos alunos autorregularem as suas aprendizagens, assumir um papel ativo na construção do conhecimento, trabalhar de forma autónoma e estabelecer relações entre conceitos e ideias matemáticas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201962586 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/24168 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_PT |
dc.subject | 1º ano do 1ºCEB | pt_PT |
dc.subject | Modelação Matemática | pt_PT |
dc.subject | Ambiente de Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Manipulativos Virtuais | pt_PT |
dc.subject | Sentidos da Adição e da Subtração | pt_PT |
dc.title | Modelação matemática como ambiente de aprendizagem: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da a dição e da subtração | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEEA%2F50008%2F2013/PT | |
oaire.fundingStream | 5876 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 31cb67c6-6527-4fd9-bfac-ca20a60a105e | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 31cb67c6-6527-4fd9-bfac-ca20a60a105e | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |