Repository logo
 
Publication

A meditação como estratégia educacional no âmbito de pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCouto, José
dc.contributor.authorVouga, Maria Ana
dc.date.accessioned2019-04-11T16:15:07Z
dc.date.available2019-04-11T16:15:07Z
dc.date.issued2019-02-27
dc.description.abstractO presente estudo insere-se no Relatório Final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como tema a meditação em contexto educativo. Este trabalho tem como base questões de bem-estar adquiridas através do estado meditativo e no proveito que tiramos da mesma na nossa vida pessoal. Sabemos de senso comum que não é considerado fácil que as crianças alcancem um estado meditativo eficaz. Nesse sentido, quisemos inserir a meditação com o grupo de crianças da nossa prática pedagógica de forma a provar que, com uma aplicação contínua e empregando os estímulos pertinentes, é possível que as crianças consigam cumprir uma meditação com sucesso. O primeiro grupo foi de 1º Ciclo na Escola Anselmo de Andrade, no Pragal e, o segundo grupo, foi de pré-escolar no Externato Marista, em Lisboa. O estudo foi feito pelo meio de um projeto de intervenção, onde realizámos meditações diárias (sempre que possível), durante sensivelmente 8 semanas. Nas nossas meditações introduzimos vários estímulos e cronometrámos a capacidade de concentração das crianças ao longo de 15 dias seguidos (com interrupção do fim de semana). Os nossos parâmetros de cronometragem seriam, quando alguma criança revelasse alguma desconcentração ou sentíssemos que “perdíamos o grupo” era registado esse primeiro momento no nosso diário de bordo. Desta forma, além de verificarmos que a capacidade de concentração das crianças ia aumentando consoante a aplicação contínua da prática, também conseguimos analisar a eficácia dos estímulos utilizados e em que medida eles poderão diferir de acordo com a faixa etária das crianças. Por fim, e para nos ajudar a analisar o nosso projeto, convidámos seis docentes para trazerem o seu grupo para experienciar uma sessão de meditação connosco. Posteriormente, também entrevistámos as mesmas para que, de alguma forma, nos dessem o seu feedback da sessão, bem como tentarmos compreender por que motivos não praticavam normalmente uma meditação com o seu grupo.pt_PT
dc.identifier.tid202212238pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28239
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectMindfulness (atenção plena)pt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectMeditaçãopt_PT
dc.titleA meditação como estratégia educacional no âmbito de pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Maria Ana Vouga.pdf
Size:
10.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: