Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
10.95 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo insere-se no Relatório Final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e
Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como tema a meditação em contexto educativo.
Este trabalho tem como base questões de bem-estar adquiridas através do estado meditativo e
no proveito que tiramos da mesma na nossa vida pessoal. Sabemos de senso comum que não é
considerado fácil que as crianças alcancem um estado meditativo eficaz. Nesse sentido,
quisemos inserir a meditação com o grupo de crianças da nossa prática pedagógica de forma a
provar que, com uma aplicação contínua e empregando os estímulos pertinentes, é possível que
as crianças consigam cumprir uma meditação com sucesso. O primeiro grupo foi de 1º Ciclo na
Escola Anselmo de Andrade, no Pragal e, o segundo grupo, foi de pré-escolar no Externato
Marista, em Lisboa. O estudo foi feito pelo meio de um projeto de intervenção, onde realizámos
meditações diárias (sempre que possível), durante sensivelmente 8 semanas. Nas nossas
meditações introduzimos vários estímulos e cronometrámos a capacidade de concentração das
crianças ao longo de 15 dias seguidos (com interrupção do fim de semana). Os nossos
parâmetros de cronometragem seriam, quando alguma criança revelasse alguma
desconcentração ou sentíssemos que “perdíamos o grupo” era registado esse primeiro momento
no nosso diário de bordo. Desta forma, além de verificarmos que a capacidade de concentração
das crianças ia aumentando consoante a aplicação contínua da prática, também conseguimos
analisar a eficácia dos estímulos utilizados e em que medida eles poderão diferir de acordo com
a faixa etária das crianças. Por fim, e para nos ajudar a analisar o nosso projeto, convidámos
seis docentes para trazerem o seu grupo para experienciar uma sessão de meditação connosco.
Posteriormente, também entrevistámos as mesmas para que, de alguma forma, nos dessem o
seu feedback da sessão, bem como tentarmos compreender por que motivos não praticavam
normalmente uma meditação com o seu grupo.
Description
Keywords
Educação Crianças Mindfulness (atenção plena) Bem-estar Meditação