Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Além das mãos: contribuição para o estudo do conhecimento e da gestão dos recursos didáticos em sala de aula no ensino de língua gestual portuguesa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CATARINA_MARTINS.pdf2.18 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Existem imensos recursos que conseguem tornar as aulas, nos dias de hoje, mais atrativas e contribuem para que os alunos demonstrem interesse pelos conteúdos abordados, podendo construir assim um ‘‘fio condutor’’ para as suas aprendizagens e conhecimentos. Por variadíssimas razões, ainda existem alguns docentes que no decorrer das suas aulas pouco usufruem de recursos, dado que estão ‘‘formatados’’ para um estilo de ensino ultrapassado. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar o conhecimento e gestão dos recursos didáticos no ensino da Língua Gestual Portuguesa(LGP). Na investigação recorre-se a uma metodologia qualitativa e quantitativa através de registo em vídeo de sessões e questionários a uma aluna e da aplicação de questionários a docentes de LGP. A análise das respostas obtidas permitiu compreender que os professores têm perceção da falta de capacitação nessa área, mas ainda assim acreditam e tendem a usar a pluralidade dos materiais para transmitir conhecimentos aos alunos na disciplina de LGP.

Description

Keywords

Alunos LGP Docentes Surda Recurso Didático

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue