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Advisor(s)
Abstract(s)
Nas salas de aula, é comum vermos priorizada, por um lado, a disciplinaridade em vez de uma
aprendizagem integrada de saberes e, por outro lado, a aprendizagem de conteúdos em
detrimento de saberes que promovam o crescimento pessoal dos alunos. É, também, frequente
constatarmos a preferência por um método de ensino diretivo e centrado no professor, no qual se
procura não recorrer aos trabalhos em cooperação e limitar a utilização de novas tecnologias na
sala de aula.
No 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com a existência de áreas disciplinares, a
disciplinaridade é ainda mais acentuada, continuando, a metodologia de trabalho
interdisciplinar, a ser pouco utilizadas nas nossas escolas apesar de a sua importância ser
defendida por diversos autores.
Assim, o trabalho que nos propomos apresentar decorre da implementação de uma proposta
didática interdisciplinar, delineada e aplicada numa turma de 6.º ano de escolaridade durante o
estágio curricular em 2º CEB do Mestrado em Ensino no 1º CEB e PHGP no 2º CEB. Trata-se de
uma proposta didática (que envolveu as disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal
e Ciências Naturais) relativa ao texto poético, nomeadamente o estudo dos textos Poema do fecho
éclair e Lágrima de preta, de António Gedeão, através da qual, baseando-nos nas metodologias
de trabalho interdisciplinar e nas de trabalho cooperativo enquanto estratégias para a
compreensão do texto poético e para a promoção da literacia, objetivamos a ampliação vocabular
dos alunos, o alargamento do seu conhecimento sobre o mundo e da sua cultura geral.
Description
Keywords
Interdisciplinaridade Ampliação vocabular texto poético literacia materiais didáticos
Citation
Publisher
Associação de Professores de Português