Publication
A interdisciplinaridade na aula de português do 2.ºCEB : uma estratégia para a compreensão do texto poético e promoção da literacia
dc.contributor.author | Oliveira, Sara Marques de | |
dc.contributor.author | Pires, Natália Albino | |
dc.date.accessioned | 2023-11-06T11:05:36Z | |
dc.date.available | 2023-11-06T11:05:36Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Nas salas de aula, é comum vermos priorizada, por um lado, a disciplinaridade em vez de uma aprendizagem integrada de saberes e, por outro lado, a aprendizagem de conteúdos em detrimento de saberes que promovam o crescimento pessoal dos alunos. É, também, frequente constatarmos a preferência por um método de ensino diretivo e centrado no professor, no qual se procura não recorrer aos trabalhos em cooperação e limitar a utilização de novas tecnologias na sala de aula. No 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com a existência de áreas disciplinares, a disciplinaridade é ainda mais acentuada, continuando, a metodologia de trabalho interdisciplinar, a ser pouco utilizadas nas nossas escolas apesar de a sua importância ser defendida por diversos autores. Assim, o trabalho que nos propomos apresentar decorre da implementação de uma proposta didática interdisciplinar, delineada e aplicada numa turma de 6.º ano de escolaridade durante o estágio curricular em 2º CEB do Mestrado em Ensino no 1º CEB e PHGP no 2º CEB. Trata-se de uma proposta didática (que envolveu as disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais) relativa ao texto poético, nomeadamente o estudo dos textos Poema do fecho éclair e Lágrima de preta, de António Gedeão, através da qual, baseando-nos nas metodologias de trabalho interdisciplinar e nas de trabalho cooperativo enquanto estratégias para a compreensão do texto poético e para a promoção da literacia, objetivamos a ampliação vocabular dos alunos, o alargamento do seu conhecimento sobre o mundo e da sua cultura geral. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47845 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Associação de Professores de Português | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Ampliação vocabular | pt_PT |
dc.subject | texto poético | pt_PT |
dc.subject | literacia | pt_PT |
dc.subject | materiais didáticos | pt_PT |
dc.title | A interdisciplinaridade na aula de português do 2.ºCEB : uma estratégia para a compreensão do texto poético e promoção da literacia | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 110 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 99 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do 13º Encontro Nacional de Professores de Português | pt_PT |
person.familyName | Albino Pires | |
person.givenName | Natália | |
person.identifier.ciencia-id | 3813-D8A0-887B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8906-3336 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 11fcc422-a6a1-46c1-9699-dd0cb08e08c9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 11fcc422-a6a1-46c1-9699-dd0cb08e08c9 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A interdisciplinaridade na aula de português.pdf
- Size:
- 759.81 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: