Repository logo
 
Publication

A interdisciplinaridade na aula de português do 2.ºCEB : uma estratégia para a compreensão do texto poético e promoção da literacia

dc.contributor.authorOliveira, Sara Marques de
dc.contributor.authorPires, Natália Albino
dc.date.accessioned2023-11-06T11:05:36Z
dc.date.available2023-11-06T11:05:36Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNas salas de aula, é comum vermos priorizada, por um lado, a disciplinaridade em vez de uma aprendizagem integrada de saberes e, por outro lado, a aprendizagem de conteúdos em detrimento de saberes que promovam o crescimento pessoal dos alunos. É, também, frequente constatarmos a preferência por um método de ensino diretivo e centrado no professor, no qual se procura não recorrer aos trabalhos em cooperação e limitar a utilização de novas tecnologias na sala de aula. No 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com a existência de áreas disciplinares, a disciplinaridade é ainda mais acentuada, continuando, a metodologia de trabalho interdisciplinar, a ser pouco utilizadas nas nossas escolas apesar de a sua importância ser defendida por diversos autores. Assim, o trabalho que nos propomos apresentar decorre da implementação de uma proposta didática interdisciplinar, delineada e aplicada numa turma de 6.º ano de escolaridade durante o estágio curricular em 2º CEB do Mestrado em Ensino no 1º CEB e PHGP no 2º CEB. Trata-se de uma proposta didática (que envolveu as disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais) relativa ao texto poético, nomeadamente o estudo dos textos Poema do fecho éclair e Lágrima de preta, de António Gedeão, através da qual, baseando-nos nas metodologias de trabalho interdisciplinar e nas de trabalho cooperativo enquanto estratégias para a compreensão do texto poético e para a promoção da literacia, objetivamos a ampliação vocabular dos alunos, o alargamento do seu conhecimento sobre o mundo e da sua cultura geral.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47845
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Portuguêspt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectAmpliação vocabularpt_PT
dc.subjecttexto poéticopt_PT
dc.subjectliteraciapt_PT
dc.subjectmateriais didáticospt_PT
dc.titleA interdisciplinaridade na aula de português do 2.ºCEB : uma estratégia para a compreensão do texto poético e promoção da literaciapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage110pt_PT
oaire.citation.startPage99pt_PT
oaire.citation.titleAtas do 13º Encontro Nacional de Professores de Portuguêspt_PT
person.familyNameAlbino Pires
person.givenNameNatália
person.identifier.ciencia-id3813-D8A0-887B
person.identifier.orcid0000-0002-8906-3336
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication11fcc422-a6a1-46c1-9699-dd0cb08e08c9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11fcc422-a6a1-46c1-9699-dd0cb08e08c9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A interdisciplinaridade na aula de português.pdf
Size:
759.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: