Repository logo
 
Publication

O Marketing Mix e o Consumo Sustentável na compra de um veículo elétrico

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBorges, Ana Sofia Pinheiro Pinto
dc.contributor.authorOliveira, César Augusto Ferreira
dc.date.accessioned2023-06-13T10:56:48Z
dc.date.embargo2050-05-20
dc.date.issued2023-05-25
dc.date.submitted2023-03-29
dc.description.abstractA eletrificação dos automóveis representa uma das principais tendências da indústria automóvel nos últimos anos, isto deve-se à crescente procura de veículos energeticamente eficientes e às regulamentações cada vez mais exigentes em relação às emissões de gases poluentes. A finalidade do presente trabalho prende-se ao estudo do impacto de três variáveis na intenção de compra de um veículo elétrico: os 4Ps do marketing (produto, preço, promoção e ponto de venda), o comportamento de consumo sustentável e as características demográficas dos consumidores. Este trabalho académico adotou uma abordagem quantitativa através da aplicação de estatística descritiva, testes não-paramétricos, e análise fatorial, e os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário aplicado a 504 consumidores portugueses. Da análise dos resultados retira-se que a maioria dos inquiridos é do género masculino, cerca de metade dos inquiridos têm idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, o estado civil mais identificado é o solteiro/a e o nível de escolaridade mais frequentado é o ensino superior. Quanto aos principais resultados e conclusões do estudo realizado, salienta-se o facto das características de produto dos veículos elétricos e as condições de compra não apresentaram nível de significância quanto à intenção de compra de um veículo desta tipologia. O comportamento de consumo sustentável e as características demográficas dos consumidores influenciam a sua intenção de compra de um veículo elétrico. As principais limitações deste estudo relacionam-se com o nível de investigação e o reduzido número de trabalhos semelhantes para comparação.pt_PT
dc.identifier.tid203319869pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45150
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVeículos Elétricospt_PT
dc.subjectIndústria Automóvelpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectMarketing Mixpt_PT
dc.subjectConsumo Sustentávelpt_PT
dc.titleO Marketing Mix e o Consumo Sustentável na compra de um veículo elétricopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação - César Oliveira.pdf
Size:
913.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: