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Uma estratégia digital para as Forças Armadas Portuguesas

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A evolução tecnológica constitui-se como um catalisador de novas ameaças, oportunidades e desafios para a Segurança e Defesa, num ambiente multidomínio, tornando-o mais contestado e imprevisível. Paralelamente, as tecnologias disruptivas conexas à eficácia e eficiência, fazem da Transição Digital uma prioridade para a relevância das organizações na era digital. A presente investigação visa desenvolver contributos para a formulação de uma estratégia digital para as Forças Armadas portuguesas que responda aos desafios deste novo ambiente estratégico. Para tal, a investigação centrou-se num raciocínio indutivo, seguindo uma estratégia qualitativa e uma pesquisa interpretativa, assente na análise documental e em dados recolhidos de questionários e entrevistas nas Forças Armadas. Os resultados obtidos permitiram concluir, que o produto operacional deve assentar em capacidades geradas, assentes na arquitetura, nos dados e na interação homem-máquina. Paralelamente, é essencial uma mudança de cultura assente no digital, a par da otimização de processos, permitindo melhorar o produto operacional, através de uma abordagem digital para que o processo de decisão seja mais rápido, ágil e mais bem informado num ambiente multidomínio. Resultante da análise ao ambiente estratégico foram deduzidos objetivos estratégicos e linhas de ação estratégicas, como medidas essenciais na formulação de uma estratégia digital nas Forças Armadas portuguesas.
Technological evolution is a catalyst of new threats, opportunities and challenges for Defense and Security, in a multidomain environment, making it more contested and unpredictable. At the same time, disruptive technologies related to effectiveness and efficiency make the Digital Transition a priority for the relevance of organizations in the digital age. The object of this research to develop contributions for the formulation of a digital strategy for the Portuguese Armed Forces to meet the challenges of this new strategic environment. For this purpose, the research focused on inductive reasoning, following a qualitative strategy and interpretative research, based on documentary analysis and data collected from questionnaires and interviews in the Armed Forces. The results obtained led to the conclusion that the operational product must be based on generated capabilities, based on architecture, data, and human-machine interaction. In parallel, a culture change based on digital is essential, along with process optimization, allowing for the improvement of the operational product through a digital approach so that the decision process is faster, more agile, and better informed in a multidomain environment. As a result of the analysis of the strategic environment, strategic objectives and strategic lines of action were deduced, as essentials measures in the formulation of a digital strategy in the Portuguese Armed Forces.

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Transformação digital Transição Digital Indústria 4.0 Inovação Dados e Informação Operações no ciberespaço Digital transformation Digital Transition Industry 4.0 Innovation Data and Information Cyberspace operations

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