Publication
Gestão escolar no desenvolvimento das competências socioemocionais dos professores em tempos de Pandemia pelo SARS-COVID-2
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Simões, Jorge Manuiel Marques | |
dc.contributor.author | Rosa, Margarida Maria Vieira | |
dc.date.accessioned | 2022-02-07T18:32:04Z | |
dc.date.available | 2022-02-07T18:32:04Z | |
dc.date.issued | 2021-11 | |
dc.date.submitted | 2021-11 | |
dc.description.abstract | Os cuidados aos aspectos socioemocionais demandam esforços conjuntos, em especial das instituições que, munidas dos perfis de seus colaboradores, devem pensar em ações de promoção ao bem-estar e gerenciamentos das emoções dos membros do quadro funcional. Neste contexto, emerge o campo educacional enquanto área que carece, em caráter imediato, de intervenções que prezem pela manutenção das habilidades socioemocionais e da inteligência emocional dos professores, buscando fornecer suporte aos docentes para lidar com contratempos e dificuldades, principalmente durante a vivência dentro no cenário da pandemia pelo SARS- CoV-2, onde as emoções vieram à tona diante de tantas dificuldades vividas. Em busca de compreender o panorama emocional dos professores e quais iniciativas vêm sendo tomadas em prol de sua saúde mental, este estudo contempla uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, realizando assim uma revisão dos estudos nas áreas de Gestão, Gestão Escolar, Teorias da Educação, Inteligências Múltiplas e Inteligência Emocional, a fim de fundamentar o estudo de campo realizado com professores e gestores de duas escolas, uma privada e uma pública, ambas localizadas em Fortaleza, CE. Os resultados mostram que de fato há um cenário de diversidade de emoções a serem administradas. A perspectiva com a realização deste estudo é sensibilizar os gestores escolares e os órgãos pertinentes à educação acerca da importância de cuidar do emocional de seus professores, a fim promover bem-estar psicológico e cuidados a quem sempre está cuidando do futuro da sociedade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202923428 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/39240 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Socioemocional | pt_PT |
dc.subject | Inteligência emocional | pt_PT |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Professor | pt_PT |
dc.title | Gestão escolar no desenvolvimento das competências socioemocionais dos professores em tempos de Pandemia pelo SARS-COVID-2 | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão: Àrea de Especialização : Educação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DISSERTAÇÃO MESTRADO IPT -CORREÇÃO 10.12 -Prof. JORGE (1).pdf
- Size:
- 1.18 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format