Repository logo
 
Publication

Gestão escolar no desenvolvimento das competências socioemocionais dos professores em tempos de Pandemia pelo SARS-COVID-2

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSimões, Jorge Manuiel Marques
dc.contributor.authorRosa, Margarida Maria Vieira
dc.date.accessioned2022-02-07T18:32:04Z
dc.date.available2022-02-07T18:32:04Z
dc.date.issued2021-11
dc.date.submitted2021-11
dc.description.abstractOs cuidados aos aspectos socioemocionais demandam esforços conjuntos, em especial das instituições que, munidas dos perfis de seus colaboradores, devem pensar em ações de promoção ao bem-estar e gerenciamentos das emoções dos membros do quadro funcional. Neste contexto, emerge o campo educacional enquanto área que carece, em caráter imediato, de intervenções que prezem pela manutenção das habilidades socioemocionais e da inteligência emocional dos professores, buscando fornecer suporte aos docentes para lidar com contratempos e dificuldades, principalmente durante a vivência dentro no cenário da pandemia pelo SARS- CoV-2, onde as emoções vieram à tona diante de tantas dificuldades vividas. Em busca de compreender o panorama emocional dos professores e quais iniciativas vêm sendo tomadas em prol de sua saúde mental, este estudo contempla uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, realizando assim uma revisão dos estudos nas áreas de Gestão, Gestão Escolar, Teorias da Educação, Inteligências Múltiplas e Inteligência Emocional, a fim de fundamentar o estudo de campo realizado com professores e gestores de duas escolas, uma privada e uma pública, ambas localizadas em Fortaleza, CE. Os resultados mostram que de fato há um cenário de diversidade de emoções a serem administradas. A perspectiva com a realização deste estudo é sensibilizar os gestores escolares e os órgãos pertinentes à educação acerca da importância de cuidar do emocional de seus professores, a fim promover bem-estar psicológico e cuidados a quem sempre está cuidando do futuro da sociedade.pt_PT
dc.identifier.tid202923428pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39240
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSocioemocionalpt_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectGestão Escolarpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.titleGestão escolar no desenvolvimento das competências socioemocionais dos professores em tempos de Pandemia pelo SARS-COVID-2pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Gestão: Àrea de Especialização : Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DISSERTAÇÃO MESTRADO IPT -CORREÇÃO 10.12 -Prof. JORGE (1).pdf
Size:
1.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format