Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Gestão escolar no desenvolvimento das competências socioemocionais dos professores em tempos de Pandemia pelo SARS-COVID-2

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Os cuidados aos aspectos socioemocionais demandam esforços conjuntos, em especial das instituições que, munidas dos perfis de seus colaboradores, devem pensar em ações de promoção ao bem-estar e gerenciamentos das emoções dos membros do quadro funcional. Neste contexto, emerge o campo educacional enquanto área que carece, em caráter imediato, de intervenções que prezem pela manutenção das habilidades socioemocionais e da inteligência emocional dos professores, buscando fornecer suporte aos docentes para lidar com contratempos e dificuldades, principalmente durante a vivência dentro no cenário da pandemia pelo SARS- CoV-2, onde as emoções vieram à tona diante de tantas dificuldades vividas. Em busca de compreender o panorama emocional dos professores e quais iniciativas vêm sendo tomadas em prol de sua saúde mental, este estudo contempla uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, realizando assim uma revisão dos estudos nas áreas de Gestão, Gestão Escolar, Teorias da Educação, Inteligências Múltiplas e Inteligência Emocional, a fim de fundamentar o estudo de campo realizado com professores e gestores de duas escolas, uma privada e uma pública, ambas localizadas em Fortaleza, CE. Os resultados mostram que de fato há um cenário de diversidade de emoções a serem administradas. A perspectiva com a realização deste estudo é sensibilizar os gestores escolares e os órgãos pertinentes à educação acerca da importância de cuidar do emocional de seus professores, a fim promover bem-estar psicológico e cuidados a quem sempre está cuidando do futuro da sociedade.

Description

Keywords

Socioemocional Inteligência emocional Gestão Escolar Educação Professor

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue