Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.18 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os cuidados aos aspectos socioemocionais demandam esforços conjuntos, em especial das
instituições que, munidas dos perfis de seus colaboradores, devem pensar em ações de
promoção ao bem-estar e gerenciamentos das emoções dos membros do quadro funcional.
Neste contexto, emerge o campo educacional enquanto área que carece, em caráter imediato,
de intervenções que prezem pela manutenção das habilidades socioemocionais e da
inteligência emocional dos professores, buscando fornecer suporte aos docentes para lidar
com contratempos e dificuldades, principalmente durante a vivência dentro no cenário da
pandemia pelo SARS- CoV-2, onde as emoções vieram à tona diante de tantas dificuldades
vividas. Em busca de compreender o panorama emocional dos professores e quais iniciativas
vêm sendo tomadas em prol de sua saúde mental, este estudo contempla uma abordagem
qualitativa, exploratória e descritiva, realizando assim uma revisão dos estudos nas áreas de
Gestão, Gestão Escolar, Teorias da Educação, Inteligências Múltiplas e Inteligência
Emocional, a fim de fundamentar o estudo de campo realizado com professores e gestores
de duas escolas, uma privada e uma pública, ambas localizadas em Fortaleza, CE. Os
resultados mostram que de fato há um cenário de diversidade de emoções a serem
administradas. A perspectiva com a realização deste estudo é sensibilizar os gestores
escolares e os órgãos pertinentes à educação acerca da importância de cuidar do emocional
de seus professores, a fim promover bem-estar psicológico e cuidados a quem sempre está
cuidando do futuro da sociedade.
Description
Keywords
Socioemocional Inteligência emocional Gestão Escolar Educação Professor