Publication
Sobredotação
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Saraiva, HorƔcio Pires GonƧalves Ferreira | |
dc.contributor.author | Alves, Carlos Jorge | |
dc.date.accessioned | 2016-08-10T15:49:14Z | |
dc.date.available | 2016-08-10T15:49:14Z | |
dc.date.issued | 2016-07-27 | |
dc.date.submitted | 2016-07-27 | |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como meta esclarecer e desmistificar alguns preconceitos relativamente aos sujeitos ditos sobredotados. Como se sabe, o sujeito sobredotado Ć© possuidor de qualidades intelectuais superiores e por isso compreensivelmente detentor de uma certa autonomia no processo ensino-aprendizagem. Ainda assim, os referidos sujeitos sĆ£o vistos frequentemente como excecionais por se situarem num padrĆ£o cognitivo acima da mĆ©dia, e que necessitam de orientaƧƵes educacionais especĆficas quanto Ć sua adaptação escolar e, bem como de programas pedagógicos especĆficos para potenciar um desempenho integral do indivĆduo na escola. O presente trabalho incide num estudo de caso, cujo adstrito se afigura num indivĆduo do sexo masculino com 25 anos de idade. Ć licenciado em engenharia aeronĆ”utica/aeroespacial. Após a anĆ”lise dos dados recolhidos diretamente em entrevista podemos concluir que o indivĆduo desenvolveu todos os aspetos da sua vida. Nota-se um caminhar constante rumo Ć excelĆŖncia pois ele próprio nĆ£o se contenta com menos. NĆ£o o faz por vaidade, mas por considerar que tem de dar o mĆ”ximo de si. Outro caso Ć© o de um aluno com caraterĆsticas de sobredotação, cuja anĆ”lise levantou questƵes quanto Ć presenƧa concomitante do transtorno de Asperger. Ć necessĆ”rio, neste caso, a constituição de esquipas tecnicamente capazes na identificação dos alunos para a eficĆ”cia necessĆ”ria. Para que nĆ£o seja uma ā¦āintervenção esquecidaā. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201226472 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/14437 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | Sobredotado | pt_PT |
dc.title | Sobredotação | pt_PT |
dc.title.alternative | percurso de um aluno sobredotado e perceção numa intervenção āesquecidaā | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus | |
thesis.degree.name | Mestrado em CiĆŖncias de Educação na Especialidade de Educação Especial: DomĆnio Cognitivo e Motor | pt_PT |