Repository logo
 
Publication

Sobredotação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSaraiva, HorƔcio Pires GonƧalves Ferreira
dc.contributor.authorAlves, Carlos Jorge
dc.date.accessioned2016-08-10T15:49:14Z
dc.date.available2016-08-10T15:49:14Z
dc.date.issued2016-07-27
dc.date.submitted2016-07-27
dc.description.abstractO presente estudo tem como meta esclarecer e desmistificar alguns preconceitos relativamente aos sujeitos ditos sobredotados. Como se sabe, o sujeito sobredotado Ć© possuidor de qualidades intelectuais superiores e por isso compreensivelmente detentor de uma certa autonomia no processo ensino-aprendizagem. Ainda assim, os referidos sujeitos sĆ£o vistos frequentemente como excecionais por se situarem num padrĆ£o cognitivo acima da mĆ©dia, e que necessitam de orientaƧƵes educacionais especĆ­ficas quanto Ć  sua adaptação escolar e, bem como de programas pedagógicos especĆ­ficos para potenciar um desempenho integral do indivĆ­duo na escola. O presente trabalho incide num estudo de caso, cujo adstrito se afigura num indivĆ­duo do sexo masculino com 25 anos de idade. Ɖ licenciado em engenharia aeronĆ”utica/aeroespacial. Após a anĆ”lise dos dados recolhidos diretamente em entrevista podemos concluir que o indivĆ­duo desenvolveu todos os aspetos da sua vida. Nota-se um caminhar constante rumo Ć  excelĆŖncia pois ele próprio nĆ£o se contenta com menos. NĆ£o o faz por vaidade, mas por considerar que tem de dar o mĆ”ximo de si. Outro caso Ć© o de um aluno com caraterĆ­sticas de sobredotação, cuja anĆ”lise levantou questƵes quanto Ć  presenƧa concomitante do transtorno de Asperger. Ɖ necessĆ”rio, neste caso, a constituição de esquipas tecnicamente capazes na identificação dos alunos para a eficĆ”cia necessĆ”ria. Para que nĆ£o seja uma ā€¦ā€intervenção esquecidaā€.pt_PT
dc.identifier.tid201226472pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14437
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectSobredotadopt_PT
dc.titleSobredotaçãopt_PT
dc.title.alternativepercurso de um aluno sobredotado e perceção numa intervenção ā€œesquecidaā€pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educação João de Deus
thesis.degree.nameMestrado em Ciências de Educação na Especialidade de Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CarlosAlves.pdf
Size:
1.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: