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O presente estudo tem como meta esclarecer e desmistificar alguns preconceitos relativamente aos sujeitos ditos sobredotados. Como se sabe, o sujeito sobredotado Ć© possuidor de qualidades intelectuais superiores e por isso compreensivelmente detentor de uma certa autonomia no processo ensino-aprendizagem. Ainda assim, os referidos sujeitos sĆ£o vistos frequentemente como excecionais por se situarem num padrĆ£o cognitivo acima da mĆ©dia, e que necessitam de orientaƧƵes educacionais especĆficas quanto Ć sua adaptação escolar e, bem como de programas pedagógicos especĆficos para potenciar um desempenho integral do indivĆduo na escola.
O presente trabalho incide num estudo de caso, cujo adstrito se afigura num indivĆduo do sexo masculino com 25 anos de idade. Ć licenciado em engenharia aeronĆ”utica/aeroespacial. Após a anĆ”lise dos dados recolhidos diretamente em entrevista podemos concluir que o indivĆduo desenvolveu todos os aspetos da sua vida. Nota-se um caminhar constante rumo Ć excelĆŖncia pois ele próprio nĆ£o se contenta com menos. NĆ£o o faz por vaidade, mas por considerar que tem de dar o mĆ”ximo de si.
Outro caso Ć© o de um aluno com caraterĆsticas de sobredotação, cuja anĆ”lise levantou questƵes quanto Ć presenƧa concomitante do transtorno de Asperger. Ć necessĆ”rio, neste caso, a constituição de esquipas tecnicamente capazes na identificação dos alunos para a eficĆ”cia necessĆ”ria. Para que nĆ£o seja uma ā¦āintervenção esquecidaā.
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Keywords
Necessidades Educativas Especiais Sobredotado