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Estratégias de Internacionalização e Oportunidades de Benchmarking. Estudo de caso: Zara

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRosado, David
dc.contributor.authorMelo, Madalena Pargana de
dc.date.accessioned2020-02-20T16:33:28Z
dc.date.available2020-02-20T16:33:28Z
dc.date.issued2020-01-15
dc.description.abstractA internacionalização é um tema presente na grande maioria das organizações empresariais da atualidade. Num contexto tão globalizado, dificilmente uma empresa consegue crescer e atingir os seus objetivos evitando os desafios da internacionalização. Até por isso, são vários os fatores a considerar nessa decisão e, na verdade, são assim várias as missivas resultantes dessa opção. Nesse sentido, a presente dissertação pretende apresentar os principais fatores de decisão de internacionalização, bem como compreender de que modo as empresas podem expandir as suas operações além-fronteiras e quais são os métodos mais adequados. Para tais desideratos, foi feita uma análise ao processo de internacionalização da marca Zara, adstrita ao grupo Inditex. Foram analisados vários trabalhos, artigos e obras no âmbito da gestão de empresas internacionais, das estratégias de internacionalização e também modos de entrada em mercados estrangeiros, além do modelo de gestão da Zara e do impacto desse modelo na criação da sua cadeia internacional. Por conseguinte, retiraram-se conclusões relativas às lições que as empresas podem retirar do processo de internacionalização protagonizado pela Zara e ao modo como essas lições se aplicam a diferentes indústrias e contextos.pt_PT
dc.description.abstractInternationalization is a presente theme in the vast majority of today's business organizations. In such a globalized context, it is difficult for a company to grow and achieve its objectives by avoiding internationalization. However, there are several factors to consider in this decision, and several decisions resulting from this option. In this sense, this dissertation intends to present the main factors of an internationalization decision, as well as understand how companies can expand their operations across borders and what are the appropriate methods. For these purposes, an analysis was made of the internationalization process of the Zara brand, of the Inditex group. As such, several works, articles and books on business management, internationalization strategies and ways to enter foreign markets were analysed, as well as the Zara management model and the model's impact on the creation of its international line. Consequently, conclusions have been drawn regarding the lessons that can be learned from the internationalization process carried out by Zara and the way these operations are applied in different industries and contexts.pt_PT
dc.identifier.tid202447014pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31482
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectGlobalizaçãopt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectModos de entradapt_PT
dc.subjectFatores de decisãopt_PT
dc.titleEstratégias de Internacionalização e Oportunidades de Benchmarking. Estudo de caso: Zarapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Estratégia Empresarialpt_PT

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