| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.22 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação explora a evolução da dislexia tanto numa perspetiva histórica, como das experiências académicas dos indivíduos com dislexia. Realça também o importante papel que o design — particularmente o design tipográfico — pode desempenhar no apoio a indivíduos disléxicos.
A dislexia é uma dificuldade da leitura que afeta uma grande parte da população estudantil.
Ao longo desta dissertação podemos verificar que o ensino tradicional está condenado ao fracasso através da visão do design e da visão de especialistas em dislexia, é preciso mais empatia na educação e de apoios especializados na escolas para este jovens, pois quem sofre desta condição apresenta um esforço acrescido para distinguir letras e compreender um texto denso, e o significado do mesmo.
No nosso dia a dia a tipografia passa despercebida, mas ela está sempre em todo o lado discretamente, esta dissertação expõe uma vasta gama de tipografias feitas por designers para aliviar os sintomas provocados pela dislexia e também expõe algumas referências visuais que podem ajudar os disléxicos a terem uma melhor leitura.
Esta investigação tem como objetivo analisar de que forma o design tipográfico pode contribuir para melhorar a experiência de aprendizagem e o sucesso educativo de pessoas com dislexia em contextos escolares.
Neste seguimento foi desenvolvido um estudo sobre a tipografia especializada a Lexia Readable, recorrendo a uma inquérito realizado a disléxicos e não disléxicos. O intuito deste estudo é que o público-alvo possa aprender e a ler de uma forma mais eficaz e com mais leveza.
Description
Keywords
Dislexia Tipografia Design Leitura Educação Inclusão
