dc.contributor.author | Vale, Vera | |
dc.contributor.author | Morgado, Catarina Isabel Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2023-10-25T11:10:51Z | |
dc.date.available | 2023-10-25T11:10:51Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A educação social e emocional (ou aprendizagem socioemocional) constitui um quadro conceptual de referência, tendo em vista a promoção de competências sociais, emocionais e académicas, em crianças e jovens (Weissberg et al., 2015); desenvolve-se por meio de abordagens curriculares e relacionais e envolve diferentes ecologias, incluindo os contextos escolar, familiar e comunitário. Nas últimas décadas, têm-se multiplicado o número de programas que visam a promoção de competências socioemocionais em crianças e jovens e, no contexto escolar português, existem atualmente vários exemplos da sua implementação, com resultados promissores. No que ao continente europeu diz respeito, a Comissão Europeia publicou recentemente recomendações para que os diferentes Estados-Membros detalhem políticas educativas e disposições claras que permitam executar, aos níveis regional e nacional, padrões de educação social e emocional de qualidade. Abordagens distintas sublinham que neste domínio, o sucesso educativo se relaciona (entre outros aspetos) com as competências sociais e emocionais dos professores. A formação de professores deve considerar que o desenvolvimento de competências socioemocionais nos educadores e professores é um elemento crucial para a criação de um clima de aprendizagem positivo, propício e modelador destas mesmas competências entre alunos. As políticas educativas nacionais devem, assim, assegurar que todos os educadores e professores conheçam os princípios do desenvolvimento socioemocional e que adquiram as competências necessárias para aplicar este conhecimento, integrando no currículo preparatório e na formação de professores, os princípios da educação social e emocional, combinados com a sua tradução e prática em sala de aula. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47514 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra | pt_PT |
dc.subject | educação socioemocional | pt_PT |
dc.subject | formação de professores | pt_PT |
dc.subject | bem-estar psicológico | pt_PT |
dc.subject | socio-emotional education | pt_PT |
dc.subject | teacher training | pt_PT |
dc.subject | psychological well-being | pt_PT |
dc.title | Educação social e emocional em Portugal e a formação de professores | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 51 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 38 | pt_PT |
oaire.citation.title | A escola em transformação | pt_PT |
person.familyName | Silvério do Vale | |
person.givenName | Vera Maria Silvério do Vale | |
person.identifier.ciencia-id | AA1F-5E69-3F28 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ff34e02a-e38a-4b64-af77-f9f31a781daa | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ff34e02a-e38a-4b64-af77-f9f31a781daa |