Repository logo
 
Publication

Educação social e emocional em Portugal e a formação de professores

dc.contributor.authorVale, Vera
dc.contributor.authorMorgado, Catarina Isabel Rodrigues
dc.date.accessioned2023-10-25T11:10:51Z
dc.date.available2023-10-25T11:10:51Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA educação social e emocional (ou aprendizagem socioemocional) constitui um quadro conceptual de referência, tendo em vista a promoção de competências sociais, emocionais e académicas, em crianças e jovens (Weissberg et al., 2015); desenvolve-se por meio de abordagens curriculares e relacionais e envolve diferentes ecologias, incluindo os contextos escolar, familiar e comunitário. Nas últimas décadas, têm-se multiplicado o número de programas que visam a promoção de competências socioemocionais em crianças e jovens e, no contexto escolar português, existem atualmente vários exemplos da sua implementação, com resultados promissores. No que ao continente europeu diz respeito, a Comissão Europeia publicou recentemente recomendações para que os diferentes Estados-Membros detalhem políticas educativas e disposições claras que permitam executar, aos níveis regional e nacional, padrões de educação social e emocional de qualidade. Abordagens distintas sublinham que neste domínio, o sucesso educativo se relaciona (entre outros aspetos) com as competências sociais e emocionais dos professores. A formação de professores deve considerar que o desenvolvimento de competências socioemocionais nos educadores e professores é um elemento crucial para a criação de um clima de aprendizagem positivo, propício e modelador destas mesmas competências entre alunos. As políticas educativas nacionais devem, assim, assegurar que todos os educadores e professores conheçam os princípios do desenvolvimento socioemocional e que adquiram as competências necessárias para aplicar este conhecimento, integrando no currículo preparatório e na formação de professores, os princípios da educação social e emocional, combinados com a sua tradução e prática em sala de aula.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47514
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbrapt_PT
dc.subjecteducação socioemocionalpt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectbem-estar psicológicopt_PT
dc.subjectsocio-emotional educationpt_PT
dc.subjectteacher trainingpt_PT
dc.subjectpsychological well-beingpt_PT
dc.titleEducação social e emocional em Portugal e a formação de professorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage51pt_PT
oaire.citation.startPage38pt_PT
oaire.citation.titleA escola em transformaçãopt_PT
person.familyNameSilvério do Vale
person.givenNameVera Maria Silvério do Vale
person.identifier.ciencia-idAA1F-5E69-3F28
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationff34e02a-e38a-4b64-af77-f9f31a781daa
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryff34e02a-e38a-4b64-af77-f9f31a781daa

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educação social e emocional em Portugal.pdf
Size:
816.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: