Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
680.32 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Estudos anteriores sobre modelos de aceitação das tecnologias sugerem que o sucesso da aprendizagem online depende de atitudes dos professores em relação às tecnologias e aprendizagem online. Assim, a identificação de um modelo de aceitação é fundamental para compreender e prever as atitudes e comportamentos dos professores em relação às tecnologias digitais e aprendizagem online. Nesta investigação, desenvolvida através da técnica de inquérito por questionário, participaram 289 professores de 11 instituições de ensino superior (IES) privadas portuguesas. Os resultados obtidos revelam que os fatores mais valorizados pelos professores para adotar o ensino online estão relacionados com a preocupação em atingir novos públicos, diversificar a oferta formativa da escola e a possibilidade de desenvolver novas estratégias pedagógicas. A análise fatorial exploratória levou a agrupar em cinco os aspectos considerados pelos professores para a adoção do ensino online. O aprofundamento do estudo passa pela utilização de uma amostra mais representativa que possibilite a generalização das conclusões ao universo de todas as instituições de ensino superior portuguesas. Palavras
Description
Keywords
ensino online ensino superior professores
Citation
Publisher
Paidei@ - Revista Científica de Educação a Distância