Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

OS FATORES QUE LEVAM OS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR A ADOTAR O ENSINO ONLINE

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
464-2174-2-PB.pdf680.32 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Estudos anteriores sobre modelos de aceitação das tecnologias sugerem que o sucesso da aprendizagem online depende de atitudes dos professores em relação às tecnologias e aprendizagem online. Assim, a identificação de um modelo de aceitação é fundamental para compreender e prever as atitudes e comportamentos dos professores em relação às tecnologias digitais e aprendizagem online. Nesta investigação, desenvolvida através da técnica de inquérito por questionário, participaram 289 professores de 11 instituições de ensino superior (IES) privadas portuguesas. Os resultados obtidos revelam que os fatores mais valorizados pelos professores para adotar o ensino online estão relacionados com a preocupação em atingir novos públicos, diversificar a oferta formativa da escola e a possibilidade de desenvolver novas estratégias pedagógicas. A análise fatorial exploratória levou a agrupar em cinco os aspectos considerados pelos professores para a adoção do ensino online. O aprofundamento do estudo passa pela utilização de uma amostra mais representativa que possibilite a generalização das conclusões ao universo de todas as instituições de ensino superior portuguesas. Palavras

Description

Keywords

ensino online ensino superior professores

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Paidei@ - Revista Científica de Educação a Distância

CC License