Publication
Integração dos recursos educativos digitais no 1º ciclo do ensino básico: uma realidade ou uma utopia
dc.contributor.author | Correia, Matilde Maria Pereira dos Reis Krohn da Silva | |
dc.date.accessioned | 2012-07-20T12:17:24Z | |
dc.date.available | 2012-07-20T12:17:24Z | |
dc.date.issued | 2012-05 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho “Integração dos Recursos Educativos Digitais no ensino do 1º ciclo: uma realidade ou uma utopia?” visa contribuir para um melhor conhecimento do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), pois estas provocaram algumas alterações, sobretudo na forma e maneira de educar e ensinar, no método ensino aprendizagem. As TIC entraram na escola e por lá vão continuar, temos então de refletir na melhor forma de tirar o máximo partido das suas potencialidades, em especial das pedagógicas. A utilização dos Recursos Educativos Digitais (RED) pode revolucionar a aprendizagem dos alunos, através da criação de ambientes de aprendizagem dinâmicos, inovadores e motivadores, centrados no aluno, proporcionando o desenvolvimento de competências essenciais para preparar os alunos para a vida ativa. O impacto da utilização dos RED na atividade docente é enorme, pois exige grande capacidade de adaptação por parte dos docentes a esta nova realidade, no entanto os desafios são aliciantes. Maioria dos estudos (Silva, 2004; Costa, 2008) revelam que um dos principais obstáculos à integração dos RED no processo ensino aprendizagem, prende-se com a falta de formação nesta temática. Este trabalho de investigação, de caráter qualitativo, tem vários objetivos, que foram elaborados com vista a responder às questões de partida: Será que os profissionais no ativo estão preparados para integração dos RED no ensino aprendizagem? De que forma a área de Estudo do Meio pode contribuir para uma melhor utilização dos RED? Estas questões foram elaboradas com base na leitura e resultados de alguns estudos. Os instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram: a entrevista, a inquérito e análise de documentos. Pensamos poder contribuir para uma menor iliteracia e uma plataforma online. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/2398 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Tecnologias da educação e informática | por |
dc.subject | Ensino básico 1º ciclo | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Recursos educativos | por |
dc.title | Integração dos recursos educativos digitais no 1º ciclo do ensino básico: uma realidade ou uma utopia | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |