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Advisor(s)
Abstract(s)
A Educação em Sexualidade nem sempre encontra espaço privilegiado e abordagem
apropriada na escola básica, apesar de sua recomendação pelas autoridades educacionais
em países como o Brasil, e de sua obrigatoriedade em outros, como em Portugal. Artefatos
de media como jornais, revistas, videojogos, cinema, televisão, publicidade, internet,
rádio, podem se constituir em ferramentas interessantes para o trabalho de temas de
sexualidade e gênero na escola, uma vez que não apenas veiculam informações, mas
principalmente, atuam na constituição de identidades dos sujeitos que os consomem.
Uma vez que esses materiais são utilizados por adolescentes fora da escola, importa
trazê-los para a sala de aula e propiciar aos/às estudantes uma problematização das
ideias e conteúdos ali veiculados. Neste trabalho apresentamos uma experiência de
ensino a partir da utilização de artefatos de media desenvolvido no ano de 2010 junto
a estudantes do nono ano de escolaridade no Brasil. As reflexões teóricas de fundo se
apóiam no campo da Educação em Sexualidade e nas discussões produzidas no âmbito
do Projeto “Sexualidade e Gênero no Discurso dos Media”, desenvolvido no CIDTFF da
Universidade de Aveiro-PT.
Description
Keywords
Educação em sexualidade Artefatos dos media
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra