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Authors
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Abstract(s)
Esta investigação tem como objetivo geral perceber quais os antecedentes da criação
de valor em produtos e serviços locais. Trata-se de um aspeto importante no
desenvolvimento das comunidades rurais, inclusivamente na redução de pobreza, uma
vez que, além do distanciamento dos grandes polos de consumo, estas comunidades e
empresas locais apresentam carências ao nível das competências de marketing, gestão
e inovação. O estudo empírico desenvolvido teve como base a recolha de múltiplos
estudos de caso, especificamente os casos de Alte - a Aldeia mais Típica do Algarve, as
Aldeias de Xisto, o Surf Português e a Aguardente Vínica da Lourinhã.
Os resultados sugerem que o marketing e a marca, a inovação, a valorização do local
de origem e a cooperação e gestão do conhecimento têm implicações na criação de
valor dos produtos e serviços locais. A integração do processo produtivo apresentou
apenas implicações parciais na criação de valor dos produtos e serviços locais.
Description
Keywords
criação de valor, gestão de valor do cliente, valor dos produtos regionais, qualidade percebida, valorização do local de origem.