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A influĂȘncia do ciclo menstrual no comportamento de compra feminino

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Abstract(s)

Este estudo foca-se, nĂŁo sĂł no comportamento de compra do consumidor feminino em diferentes perĂ­odos do ciclo menstrual, mas tambĂ©m na percepção das mulheres sobre o seu comportamento de compra durante a fase prĂ©-menstrual. Adotou-se uma metodologia de natureza quantitativa, atravĂ©s de uma abordagem descritiva. A tĂ©cnica de recolha de dados baseou-se num inquĂ©rito por meio de questionĂĄrio online, aplicado a uma amostra nĂŁo probabilĂ­stica por conveniĂȘncia. A amostra Ă© constituĂ­da por 211 repostas vĂĄlidas. Os dados analisados revelaram nĂŁo existir diferenças significativas na maioria das variĂĄveis explicativas do comportamento de compra entre as diferentes fases do ciclo menstrual. Apenas se verificam diferenças significativas no que concerne ao valor da compra mais cara efetuada nos sete dias anteriores ao preenchimento do questionĂĄrio e ao nĂ­vel do arrependimento entre mulheres que tomam ou nĂŁo contracetivos hormonais. A sua percepção relativamente ao comportamento de compra durante a fase prĂ©-menstrual Ă© de que a impulsividade e o arrependimento nĂŁo se alteram, no entanto, o autocontrolo diminui. Durante este perĂ­odo, afirmam gastar mais dinheiro em alimentação e vestuĂĄrio e sentir-se mais nervosas e irritadas. Para que o conjunto dos resultados faça sentido, poder-se-ĂĄ explicar pelo facto de as compras efetuadas serem consideradas planeadas e nĂŁo impulsivas. O surto pandĂ©mico COVID-19 traduziu-se numa limitação na recolha de dados, assim como o facto de ter sido realizada em perĂ­odo prĂ©-natalĂ­cio. Recorreu-se a uma amostra probabilĂ­stica por conveniĂȘncia e por isso, os resultados obtidos precisam de ser analisados com maior precaução. Identificou-se apenas um estudo que abordasse o ciclo menstrual e as variĂĄveis explicativas do comportamento de compra. NĂŁo existirem estudos que tenham investigado a percepção das consumidoras originou algumas limitaçÔes na discussĂŁo de dados. Ainda que a temĂĄtica jĂĄ tenha sido abordada, apenas se encontrou um estudo em Portugal. O facto de nĂŁo se ter realizado uma investigação em que se procurasse compreender a percepção do consumidor feminino revela a originalidade desta investigação, trazendo implicaçÔes Ășteis para as empresas na ĂĄrea do vestuĂĄrio e alimentação, especialmente ao nĂ­vel do marketing relacional e experiencial.

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Consumidor feminino Comportamento de compra Ciclo menstrual Impulsividade Autocontrolo Arrependimento Intenção de compra Disposição a pagar

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