dc.contributor.author | Sousa, José | |
dc.date.accessioned | 2016-03-09T14:48:24Z | |
dc.date.available | 2016-03-09T14:48:24Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho visou determinar quais os métodos e atributos que deverão presidir à edificação do futuro Hospital das Forças Armadas (HFAR), com vista à colmatação das insuficiências e das lacunas identificadas nos modelos até agora propostos. Recolheu-se a informação pertinente, através da pesquisa bibliográfica e análise documental, complementadas com entrevistas exploratórias a personalidades de reconhecido mérito na temática em apreço, com vista à identificação dos aspectos que justificam o SSM e o HFAR, ao estudo da realidade actual da rede hospitalar militar (RHM), e à concepção do futuro HFAR. Foi demonstrado que o Serviço de Saúde Militar (SSM) e os hospitais militares possuem matrizes, genéticas, estruturais e operacionais, que os distinguem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e respectivos hospitais, e que os justificam, mesmo em tempo de paz; a RHM apresenta défices que causam deterioração progressiva da actividade assistencial e põem em causa a sua existência. Concluiu-se pela necessidade da reforma da RHM conducente à criação do HFAR, centro hospitalar com dois pólos, um em Lisboa, outro no Porto, com concentração dos recursos RHM de Lisboa numa única estrutura edificada em torno de valências de interesse prioritário para as FFAA, assente: i) na modularidade e na polivalência dos espaços; ii) na idoneidade dos serviços; iii) no reforço da sua capacidade formativa e de treino; iv) na melhoria da articulação funcional com as outras estruturas relacionadas com a saúde militar; v) na revitalização da actividade assistencial, obtida através do alargamento da prestação de cuidados assistenciais a outros sectores populacionais. Foi proposta uma estrutura funcional e orgânica e sugeridos dois modelos: i) um, baseado no alargamento da população alvo, com SUMC e integração na rede nacional de SU e de emergência médica; ii) outro, com população alvo mais restrita, com SUB, com referenciação da maioria dos doentes urgentes para a rede de SU do SNS, e com treino obrigatório do seu quadro médico em SU Polivalente e/ou em emergência médica préhospitalar. Finalmente, recomendou-se a criação de um órgão inserido no Ministério da Defesa Nacional, colocado ao nível dos outros órgãos de suporte à gestão de recursos, destinado a melhorar a interoperabilidade entre o HFAR e as diversas estruturas do SSM, nomeadamente os serviços de saúde dos Ramos. Abstract: This study aims to determine which methods and attributes should govern the building of the future Armed Force’s Hospital (AFH), in order to solve the vulnerabilities identified in the models so far proposed. In order to identify aspects that justify the Military Health Service (MHS) and AFH, to study the current situation of the military hospital network (MHN), and the design of the future AFH, relevant information was collected through literature search, documents analysis, and exploratory interviews with personalities of recognized merit in the subject under consideration. It has been demonstrated that the MHS and the military hospitals have structural and operational patterns, that distinguish them from the National Health Service (NHS) and its hospitals, and that justifies them, even in peacetime. MHN has a deficit that cause progressive deterioration of activity and threatens its existence. It was concluded by the need of the MHN reform targeted to the creation of HFAR, a hospital center with two poles, one in Lisbon and another in Porto, with a concentration of Lisbon MHN resources into a single structure built around the medical specialities of major interest to the armed forces , based on: i) the modularity and versatility of the spaces; ii) the suitability of services; iii) the strengthening of their formative and training capabilities ; iv) the improvement of functional coordination with the other structures associated with the military health; v) the revitalization of activity, obtained by providing supportive care to other sectors of the population. It was proposed a functional and organic structure and suggested two models: i) one based on the enlargement of the target population, fitted out with a Medical-Surgery Emergency Service and connected with the national network of Emergency Services (ES) and with the medical emergency; ii) another one with more restricted target population, with Primary Emergency Service Level, referring the most urgent patients to the NHS network of ES, and demanding mandatory training of its medical staff in central ES and / or pre-hospital medical emergency. Finally, it was recommended the creation of an organ inserted in the Ministry of the National Defence, put at the level of other organs of support to the resource management, in order to improve the interaction between the AFH and the remaining structures of the MHS, namely the health services of the Armed Force’s Branches. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11958 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | IUM | pt_PT |
dc.subject | Sistema | pt_PT |
dc.subject | Saúde Militar | pt_PT |
dc.subject | Hospital | pt_PT |
dc.subject | Forças Armadas | pt_PT |
dc.subject | Reforma | pt_PT |
dc.subject | Gestão | pt_PT |
dc.subject | System | pt_PT |
dc.subject | Military Health | pt_PT |
dc.subject | Hospital | pt_PT |
dc.subject | Armed Forces | pt_PT |
dc.subject | Reform | pt_PT |
dc.subject | Management | pt_PT |
dc.title | A saúde militar, perspetivas futuras | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | other | pt_PT |