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Avaliação de competências e motivações dos alunos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

dc.contributor.advisorCosta, Filipa Alves da
dc.contributor.authorBatista, Paula Duarte Vitória
dc.date.accessioned2016-01-19T16:06:14Z
dc.date.available2016-01-19T16:06:14Z
dc.date.issued2015-10
dc.descriptionDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Monizpt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado procura fazer uma avaliação das competências pessoais, da motivação e dos traços de personalidade dos alunos de vários cursos da área da saúde, nomeadamente dos que estudam ciências farmacêuticas. Para esta avaliação foram aplicados 3 difereentes questionários aos alunos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) e Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN): CompeTEA, GPP-I e TOM. Os valores obtidos são depois comentados, em função das características pessoais entendidas como mais adequadas à carreira de farmacêutico. São caracterizados os traços de personalidade e as competências avaliadas na amostra recolhida no MICF, para a totalidade do curso, por género, e particularizando também para os alunos do 5º ano. Os resultados do MICF são também comparados com os obtidos no MIMD e na LCN. Os dados recolhidos, foram tratados recorrendo aos programas Microsoft Excel e IBM - SPSS versão 22. O interesse e a pertinência desta avaliação prende-se com a necessidade de caracterizar o nível de preparação dos alunos de ciências farmacêuticas, para além da simples avaliação curricular – que, fundamentalmente mede conhecimentos adquiridos. De fato, hoje em dia, os estabelecimentos de ensino superior precisam de formar farmacêuticos cada vez mais competentes, em resultado da redução atual do número de postos de trabalho para estes profissionais no nosso país e de utentes dos serviços farmacêuticos (pacientes) cada vez mais exigentes. Os estudos atuais indiciam que este aumento de competência terá de resultar fundamentalmente de dois aspetos: uma prática farmacêutica cada vez mais centrada no paciente e uma colaboração permanente e eficaz entre todos os profissionais da área da saúde. Os resultados obtidos mostram que os alunos dos cursos avaliados obtêm valores baixos precisamente nas competências pessoais consideradas essenciais, resultados que são confirmados pelos três instrumentos utilizados. Para já então, parece adequada a introdução do novo plano curriculau no MICF, cujas unidades curriculares de “competências pessoais”, “carreiras farmacêuticas”, “marketing e comunicação” potenciam a melhoria destas competências.pt_PT
dc.identifier.tid201007088pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10953
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompetências pessoaispt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectTraços de personalidadept_PT
dc.subjectCiências farmacêuticaspt_PT
dc.subjectCarreiras farmacêuticaspt_PT
dc.titleAvaliação de competências e motivações dos alunos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Ciências Farmacêuticaspt_PT

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