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Abstract(s)
O Geocaching é um jogo realizado ao ar livre, em que o objetivo é encontrar a geocache (“caixa”). Para localizar a cache o jogador desloca-se para o sítio onde a mesma foi posicionada e segue orientações disponibilizadas na plataforma do jogo, nomeadamente, coordenadas geográficas e dicas.
O vínculo entre o Geocaching e o turismo é pouco abordado no meio científico e, para clarificar essa relação, procedeu-se a uma análise bibliométrica, cujos resultados permitiram definir quatro clusters - ‘Produto Turístico’, ‘Ecossistema’, ‘Perfil do Consumidor’ e ‘Sustentabilidade’ - que alicerçam um modelo de variáveis que caracteriza a relação entre o Geocaching e o turismo.
O presente trabalho, que configura um estudo de caso, visa analisar se o Geocaching é um produto turístico do Município de Cantanhede. A investigação segue uma abordagem qualitativa e contempla a análise de conteúdo dos logs (registos de interação com a geocache) dos geocachers (jogadores) no Município de Cantanhede.
Os resultados evidenciam convergência entre o modelo de variáveis e a prática dos geocachers. Foram necessárias a subdivisão de parâmetros e a criação de um cluster (‘Geocacher’) para acondicionar a informação explicitada pelos jogadores.
Este estudo pretende contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a relação entre Geocaching e turismo, assim como para demonstrar que o Geocaching é um produto turístico do Município de Cantanhede. Além disso, permitiu conceber um modelo de variáveis que relaciona o Geocaching e o turismo com base na perspetiva dos geocachers.
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Keywords
Geocaching Turismo Produto Turístico Municipio de Cantanhede