Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O geocaching como um produto turístico no município de Cantanhede

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
LUIZA_GARCIA.pdf9.42 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Geocaching é um jogo realizado ao ar livre, em que o objetivo é encontrar a geocache (“caixa”). Para localizar a cache o jogador desloca-se para o sítio onde a mesma foi posicionada e segue orientações disponibilizadas na plataforma do jogo, nomeadamente, coordenadas geográficas e dicas. O vínculo entre o Geocaching e o turismo é pouco abordado no meio científico e, para clarificar essa relação, procedeu-se a uma análise bibliométrica, cujos resultados permitiram definir quatro clusters - ‘Produto Turístico’, ‘Ecossistema’, ‘Perfil do Consumidor’ e ‘Sustentabilidade’ - que alicerçam um modelo de variáveis que caracteriza a relação entre o Geocaching e o turismo. O presente trabalho, que configura um estudo de caso, visa analisar se o Geocaching é um produto turístico do Município de Cantanhede. A investigação segue uma abordagem qualitativa e contempla a análise de conteúdo dos logs (registos de interação com a geocache) dos geocachers (jogadores) no Município de Cantanhede. Os resultados evidenciam convergência entre o modelo de variáveis e a prática dos geocachers. Foram necessárias a subdivisão de parâmetros e a criação de um cluster (‘Geocacher’) para acondicionar a informação explicitada pelos jogadores. Este estudo pretende contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a relação entre Geocaching e turismo, assim como para demonstrar que o Geocaching é um produto turístico do Município de Cantanhede. Além disso, permitiu conceber um modelo de variáveis que relaciona o Geocaching e o turismo com base na perspetiva dos geocachers.

Description

Keywords

Geocaching Turismo Produto Turístico Municipio de Cantanhede

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue