Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo

dc.contributor.advisorCosta, Ana Luísa
dc.contributor.authorMota, Ana
dc.date.accessioned2019-01-04T14:30:23Z
dc.date.available2019-01-04T14:30:23Z
dc.date.issued2018-12
dc.date.submitted2019-01
dc.description.abstractO projeto de investigação sobre “O desenvolvimento da escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo” permitiu analisar se o trabalho colaborativo melhorava a escrita compositiva com os objetivos específicos de (i) descrever e interpretar a intervenção pedagógica realizada para compreender se alunos sem hábitos de trabalho colaborativo conseguiam desenvolver estratégias de colaboração em contexto de escrita colaborativa, (ii) descrever tipos de mecanismos discursivos nas interações das crianças que evidenciavam trabalho colaborativo, (iii) descrever atividade metalinguística em curso nas interações dos alunos durante o processo de escrita e (iv) caracterizar o conhecimento sobre pontuação ativado pelos alunos durante o processo de escrita. O projeto foi implementado numa turma de 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico. Este projeto inseriu-se numa abordagem de investigação sobre a prática, integrando-se num paradigma metodológico qualitativo/interpretativo. A intervenção educativa foi desenvolvida através de uma sequência didática que permitiu refletir sobre o papel do trabalho colaborativo no desenvolvimento de competências de escrita compositiva.pt_PT
dc.description.abstractThe research project on "The development of compositional writing in a collaborative work approach" allowed to analyze if the collaborative work improved compositional writing with the specific objectives of (i) describe and interpret the pedagogical intervention performed to understand if students without collaborative work habits were able to develop collaborative strategies in the context of collaborative writing, (ii) describe types of discursive mechanisms in the interactions of children that showed collaborative work, (iii) describe ongoing metalinguistic activity in the students' interactions during the writing process and (iv) characterize the punctuation knowledge activated by students during the writing process. The project was implemented in a group from the 3rd grade of the 1st cycle of Basic Education. This project was inserted in a research approach about the practice, integrating itself in a qualitative / interpretative methodological paradigm. The educational intervention was developed through a didactic sequence that allowed to reflect on the role of collaborative work in the development of compositional writing skills.en
dc.identifier.tid202153762
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/25522
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscrita colaborativapt_PT
dc.subjectAtividade metalinguísticapt_PT
dc.subjectPontuaçãopt_PT
dc.subjectEscrita compositivapt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectCollaborative writingen
dc.subjectMetalinguistic activityen
dc.subjectPunctuationen
dc.subjectCompositional writingen
dc.subjectCollaborative worken
dc.titleO desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de projeto final - Versão definitiva.pdf
Size:
3.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: