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Abstract(s)
O presente relatório final apresenta-se como um estudo de caso, que pretende responder à questão inicial, do ponto de interesse da investigadora, como perspetivam os pais o seu papel na educação dos filhos.
Esta investigação surgiu no âmbito dos estágios supervisionados de Creche e Educação Pré-escolar, e com este estudo, pretende-se aferir e refletir sobre a perspetiva que os pais e encarregados de educação têm sobre o seu papel educativo dentro da sala e instituição que os seus filhos e educandos frequentam.
Este estudo preconiza apenas a perspetiva dos pais e encarregados de educação, pois é na conceção da investigadora, uma matéria/questão pouco considerada nos estudos existentes.
Existe hoje em dia uma dificuldade em conciliar os horários laborais com a vida pessoal dos encarregados de educação, porém foi possível aferir que mesmo com estas adversidades, os encarregados de educação têm um bel-prazer, em participar mais ativamente na vida dos seus filhos, e consequentemente, propor, e sugerir atividades em que se sintam bem, e felizes por o fazerem com estes.
Os resultados finais da nossa investigação afirmam que promover a abertura de possibilidades de sugestões para os pais, e construir um conjunto de estratégias enquanto educadores, para que estes se sintam mais integrados, e participativos contribuem beneficamente não só para os filhos e pais, mas sim para a importante relação binómica entre instituição-encarregados de educação.
Description
Keywords
Encarregados de educação Família Relação família-escola Envolvimento parental