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A Serra da Leba Ć© uma das estradas nacionais mais importantes de Angola, sendo património cultural e económico. A Serra local possui uma rica paisagem e serve de fronteira entre duas regiƵes distintas do paĆs. Por ser um sĆmbolo para os Angolanos, e ser tĆ£o importante, jĆ” foi usada como rosto da moeda Angolana. Essa importĆ¢ncia estratĆ©gica leva a que seja de grande importĆ¢ncia o estudo e a conservação deste património.Após vĆ”rias dĆ©cadas da entrada em serviƧo, o pavimento da estrada da Serra da Leba tem vindo a apresentar diversas patologias devido Ć s constantes solicitaƧƵes, tanto climĆ”ticas como do trĆ”fego, as quais contribuem para uma diminuição da qualidade das caracterĆsticas mecĆ¢nicas e funcionais do pavimento.De forma a garantir-se a funcionalidade da infraestrutura, com uma boa qualidade global, Ć© importante controlar as degradaƧƵes no pavimento, avaliando a capacidade estrutural e funcional, de modo a facilitar o estabelecimento de polĆticas de reabilitação do pavimento quando necessĆ”rias.No presente trabalho realiza-se um estudo sobre as patologias existentes na estrada da Leba, e faz-se um conjunto de anĆ”lises relativas Ć estrutura de pavimento existente, com o objetivo de estudar propostas de soluƧƵes, de forma a reduzir o desenvolvimento futuro de degradaƧƵes no pavimento.Por escassez de informação para o estudo, recolheu-se alguma informação por inspeção visual direta da superfĆcie do pavimento, a qual permitiu a simulação de diferentes cenĆ”rios das condiƧƵes atuais do pavimento. Esses cenĆ”rios serviram de base Ć s propostas de soluƧƵes de dimensionamento para uma estrutura nova e de reabilitação da existente. As anĆ”lises efetuadas basearam-se em diferentes metodologias de dimensionamento de pavimento: a Norma 6.1-1Cespanhola, o manual de conceção de pavimentos para a rede rodoviĆ”ria nacional (portuguesa),o software Paviflex, o mĆ©todo da AASHTO 93, o mĆ©todo empĆrico-mecanicista da Shell, e o mĆ©todo de dimensionamento MeDiNa do Brasil.Para os cenĆ”rios simulados, verificou-se que o pavimento da estrada da Serra da Leba necessitade ser reforƧado do ponto de vista estrutural. O mĆ©todo MeDiNa revelou-se mais conservador que o mĆ©todo da Shell. AlĆ©m disso, propĆ“s-se a implementação de algumas aƧƵes com o objetivo de monitorizar a evolução das patologias no pavimento. Com essa estratĆ©gia, poderĆ” assegurar-se melhores condiƧƵes de utilização da estrada no futuro, reduzindo tambĆ©m os custos associados Ć conservação da mesma
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Keywords
Pavimento FlexĆvel ReforƧo de Pavimento Dimensionamento de Pavimento MeDiNa
