| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 3.51 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A comunicação é um pilar basilar das organizações sendo por isso indispensável considerá-la nos estudos sobre as mesmas. As reformas e mudanças que ocorreram no setor da saúde, mais concretamente na área da gestão, reforçam a importância das pessoas para o sucesso das organizações. Nos novos modelos de gestão impera a preocupação com a satisfação dos enfermeiros com o trabalho e em especial com a comunicação. Este estudo tem como principal objetivo analisar a satisfação dos enfermeiros com a comunicação organizacional em dois hospitais com diferentes modelos de gestão com recurso ao Questionário de Satisfação com a Comunicação de Downs e Hazen (1977). Este é um estudo de abordagem quantitativa, do tipo descritivo e correlacional, que teve como população alvo enfermeiros de dois hospitais da zona da grande Lisboa, um com modelo de gestão em Parceria Público-privada (PPP) e outro uma Entidade Pública Empresarial (EPE). A recolha dos dados decorreu entre outubro e novembro de 2016, tendo respondido ao questionário 214 enfermeiros (49,54% da população) do hospital PPP e 103 (50,24% da população) do hospital EPE. Os dados foram analisados com recurso ao programa IBM SPSS-IBM Analytics versão 24. Analisando as frequências e médias de respostas dos enfermeiros em ambos os hospitais, mais elevadas no hospital PPP do que no EPE, concluiu-se que os enfermeiros estão de um modo geral mais satisfeitos no hospital PPP. Com recurso ao teste de Wilcoxon-Mann-Whitney foi possível comprovar estatisticamente que existem diferenças no grau de satisfação entre os enfermeiros dos dois hospitais em sete itens do questionário. Verificou-se no entanto uma percentagem significativa de respostas “indiferente”. Dada a importância do tema em estudo para a profissão de enfermagem e a necessidade de realizar novos trabalhos nesta área, a conclusão do presente estudo contempla as limitações encontradas e indica algumas sugestões de melhoria para trabalhos futuros.
Description
Keywords
Comunicação Satisfação profissional Organização Gestão em enfermagem Enfermeiros gestores
